> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Escola Aberta: reforço do Projeto Cultura de Paz


Publicado pelo IG/Educação 08/07/2005

O Programa Escola Aberta executado pelo Ministério da Educação em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e com os ministérios do Trabalho e dos Esportes, vai incorporar os materiais didáticos e métodos de trabalho desenvolvidos pelo Projeto Educação em Direitos Humanos e Cultura de Paz.
O Projeto Cultura de Paz foi testado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) em 277 escolas públicas do ensino médio de 27 municípios das regiões metropolitanas do Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais, entre março e maio de 2005. Nesta quarta-feira, 6, o projeto foi avaliado e aprovado pela Unesco, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e pela Comissão de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O assessor de recursos humanos da Unesco, Carlos Alberto Vieira, elogiou a qualidade dos materiais e disse que a entidade gostaria de ter sete mil kits do Cultura de Paz para distribuir na rede do Escola Aberta. Ele sugeriu a realização de uma reunião entre o MEC, o Comitê Nacional de Direitos Humanos e a ONG Raio com os coordenadores dos escritórios da Unesco no Brasil para apresentar o material e discutir sua reprodução. A representante do Consed, Marília Miranda Lindinger, elogiou a experiência do Cultura de Paz e sugeriu a integração das políticas para maximizar seu alcance, além de levar esses conteúdos para os cursos de formação de professores nas universidades e nos cursos de formação continuada. A TV Escola, disse, também deve disseminar os conteúdos do Cultura de Paz.
Durante a experiência-piloto do Cultura de Paz, 464 professores e gestores participaram de oficinas de formação e monitoramento para conhecer os materiais pedagógicos oferecidos pelo projeto e desenvolver a experiência em sala de aula. Patrocinada pela parceria MEC/Unesco, a ONG Recurso Audiovisual Interativo (Raio), do Espírito Santo, produziu um kit que foi entregue aos professores e promoveu a oficina de formação. O kit é composto do vídeo Cultura de Paz, que contém 15 clipes com temas sobre paz e violência, família, amor e poder, preconceitos raciais, liberdade, com duração entre 2,5 minutos e 8,5 minutos cada; o vídeo Sair do Papel com 11 clipes; um caderno para o professor; e um vídeo contando a experiência de uma escola pública do Guará, no Distrito Federal. De acordo com o coordenador de Políticas de Ensino Médio da SEB, Francisco Potiguara, encerrado o projeto-piloto, a SEB vai repassar para o Programa Escola Aberta 400 kits que não foram usados na experiência.
Escola Aberta – Lançado em 15 de outubro de 2004, o Escola Aberta é desenvolvido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC). O programa começou em novembro do ano passado em 54 escolas públicas de Belo Horizonte (MG), 50 escolas de Recife e Olinda (PE) e em 50 escolas de Cariacica, Serra e Vila Velha (ES). Em 2005, o projeto será ampliado nos três estados e vai incluir escolas das regiões metropolitanas de Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e da Baixada Fluminense (RJ).

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/educacao/2038501-2039000/2038920/2038920_1.xml

IG/Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader