Metas do milênio trabalhadas em escolas paulistas |
|
|
Publicado pelo Aprendiz 15/07/2005 |
(Mariana Gallo)
As Oito Metas do Milênio são um passo importante para os governos mundiais conseguirem melhorar as condições de vida dos povos. Por isso, a ONG Conexão, que tem como foco a inclusão social e o desenvolvimento de medidas sócio educativas, em pareceria com as escolas públicas das cidades paulistas de Santos, Carapicuíba, Barueri e Cubatão, desenvolve junto aos estudantes ferramentas para conscientização e mobilização para o cumprimento das metas.
A atividade, que ocorre desde o ano passado, procura estimular as escolas a trabalhar na formação dos estudantes a consciência de cidadania. "Usamos as metas para que os estudantes reflitam sobre as soluções que podem ser tomadas para melhorar a vida na comunidade onde vivem", conta o Roberto Felício.
Segundo Roberto Felício, coordenador do projeto, a participação da escola é importante porque é através dela que os jovens começam e a se conscientizar de como eles podem ajudar a comunidade a melhorar as condições da sociedade. "Nossa idéia não é falar que a comunidade tem um problema, mas sim ajudar a criar ferramentas para mudar a realidade do local", afirma.
Um dos exemplos de trabalho é o da Escola Municipal Padre Antonio Olivieri, na cidade de Cubatão, que está usando a sétima meta de Desenvolvimento do Milênio como ferramenta para ensinar os estudantes de 1° a 4° série sobre a importância de preservar o ambiente. "Escolhemos esse objetivo porque como estamos numa área muito próxima à natureza", conta a professora Eliane Aparecida Martin.
Segundo ela, o trabalho que começou com uma festa onde os alunos receberam a doação dos latões de lixo para a reciclagem, procura melhorar o ambiente da escola. "Nós colocamos um quadro de avaliação onde os inspetores e funcionários avaliam as salas que estão bem cuidadas", revela a professora.
Ela conta que essa "competição" entre os estudantes faz com que eles fiquem mais organizados e deixem o ambiente da escola mais limpo. "Desde o começo do trabalho nós vimos que não há mais lixo jogado no chão das salas e nem da escola" avalia a professora.
Como resultado geral entre as escolas, o coordenador Roberto Felício ressalta que a consciência global dos estudantes é o mais importante. "A nossa idéia é simples e muito fácil de ser aplicada", completa.
http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=11de78db0af4701001124746daf37016
Aprendiz
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|