Confira atrações para as últimas semanas de julho |
|
|
Publicado pelo Governo do Estado de SP 18/07/2005 |
São muitas as opções de lazer durante as férias de inverno. Mesmo as férias já estando na metade, ainda há muita coisa para fazer. As alternativas vão do maior festival de animação do Brasil a visitas monitoradas à Sala São Paulo, passando por exposições, oficinas e concertos.
O Festival Anima Mundi é uma das boas opções. Será realizado entre os dias 20 e 24 de julho, no Memorial da América Latina, e vai exibir uma seleção com mais de 350 filmes animados de todo o mundo. Para as crianças haverá sessões com 39 curta-metragens e dois filmes de longa duração. No festival também serão realizados bate-papos com alguns dos principais ilustradores da atualidade. Um dos destaques será Igor Kovalyov, diretor da série de TV e do longa-metragem Rugrats (Os Anjinhos), no dia 21 de julho. E não é só assistir. O festival oferece a chance para que todos possam se tornar criadores por algumas horas. São sete oficinas de técnicas especiais, como desenho animado, massinha e animação em película.
Outra oportunidade é descobrir, no Memorial do Imigrante, as histórias de um personagem infantil que ganhou uma exposição exclusiva. É Pinóquio, o boneco de madeira que não podia mentir sem que seu nariz crescesse, esculpido pelo marceneiro Gepeto em um toco de árvore e que passa por muitas aventuras até se tornar um menino de verdade. Até 31 de julho estarão expostos livros e bonecos de madeira. Quem visita o museu pode aproveitar para um passeio pelos trilhos. Num percurso de 600 metros, feito em 15 minutos, o antigo Bonde n.º 38 é cheio de memórias. Restaurado, ele mantém o charme de outros tempos, com suas laterais abertas e bancos de madeira de lei.
Um passeio que agrada tanto crianças como adultos são as visitas monitoradas à Sala São Paulo. Marcadas para última semana do mês, são cheia de histórias. A Sala, construída na antiga estação Júlio Prestes, foi inaugurada em 1.999. Restaurada, é atualmente a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Além da música erudita, a tecnologia também chama a atenção nesse espaço. Um dispositivo curioso é o forro móvel da sala de concertos. Ele é composto por 15 placas presas por cabos de aço e sua altura é variável, aumentando ou diminuindo para ajustar-se ao perfil de ambiente ideal para a obra apresentada. Por exemplo, quando são apresentadas peças de Johann Sebastian Bach, o teto fica em posição mais alta, uma vez que essas obras foram feitas para serem tocadas na igreja.
Os bairros mais afastados da capital também estão cheios de programas para as férias. Nos projetos Enturmando e Clube da Turma ainda há vagas para brincadeiras, gincanas e atividades circenses. Oferecendo atividades complementares para crianças e adolescentes em horários alternados ao da escola, os programas complementam o período escolar esportes e cultura. Para participar do projeto durante o ano todo, os jovens inscritos precisam estar matriculados e com freqüência de 75 % na escola. Com as férias, algumas vagas são oferecidas àqueles que ficaram de fora.
Mas não é só a capital que tem programação para julho. No litoral sul, a 1ª Mostra de Cinema Infanto-Juvenil de Ilha Comprida movimenta a cidade. Até domingo, dia 17, o Espaço Cultural Plínio Marcos vai apresentar filmes em DVD, de forma gratuita. Antes de cada sessão, a criançada pode assistir a curta-metragens.
Em Tatuí, na região de Sorocaba, o 2.º Curso de Férias do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos traz uma apresentação especial. É o musical Os Doze Trabalhos de Hércules, baseado na história de um dos heróis da mitologia grega. Com cem meninos e meninas de escolas públicas e projetos sociais, a apresentação é o resultado de um trabalho com crianças carentes. Durante o mês, também haverá apresentação dos jovens bolsistas, bandas e o encerramento será feito pela banda jovem de Long Island, Nova York.
Leia mais em:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.asp?id=65762
Governo do Estado de SP
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|