Somos ignorantes em Brasil |
|
|
Publicado pela Folha Online 19/07/2005 |
(Gilberto Dimenstein )
Cruzei um série de dados vindos do IBGE, Fundação Seade, Ministério da Educação e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo --e levei um susto. Percebi que entre 85% a 90% dos jovens até 24 anos de idade, na cidade de São Paulo, cursam ou já têm o diploma de ensino médio. Esse ensino implica pelo menos 12 anos de escolaridade. É um padrão semelhante ao das nações mais desenvolvidas; claro que a qualidade é bem diferente.
Diante desses dados, recebi manifestações de surpresa não só de autoridades --ninguém imaginava ser tão alto-- e mesmo de especialistas em educação. A explicação: não só aumentou o número de matrículas no ensino fundamental, como milhares de jovens e adultos resolveram fazer cursos supletivos, numa intensidade jamais vista.
Existe o Brasil oficial ou oficioso, esse do poder e das celebridades, repetindo vícios e mesmices. E existe o Brasil subterrâneo, cheio de novidades como os milhões de jovens estudando à noite ou nos finais de semana. Desse Brasil, somos ignorantes.
PS: Coloquei os dados em meu site (www.dimenstein.com.br/)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult508u254.shtml
Folha de S.Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|