Estudantes deficientes receberão livros em Braile |
|
|
Publicado pela Folha Online 25/07/2005 |
Um convênio firmado entre o Ministério da Educação e a Fundação Dorina Nowill para Cegos pretende investir R$ 2,6 milhões na produção de 70 mil livros em braile para estudantes do ensino fundamental, portadores de deficiências visuais, que estejam matriculados na rede pública ou em especializadas sem fins lucrativos.
A expectativa é que os livros, de matemática, português, história, geografia e ciências, cuja distribuição começa em agosto, beneficiem cerca de 5.000 crianças e adolescentes.
"Às vezes a criança cega fica aquém da criança que enxerga porque ela não tem acesso a leitura dos livros em braile", afirmou a consultora técnica da Secretaria Especial do ministério, Maria Glória da Mota.
Editoras que fornecem livros para o ministério serão obrigadas a publicar versões em braile de seus novos títulos, a partir de 2007. Espera-se que, até lá, alunos do ensino médio e de cursos destinados a jovens e adultos também estejam recebendo livros em braile.
Também está prevista a produção de versões digitalizadas para os títulos. Desta forma, os alunos poderiam ouvir o conteúdo das obras.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u17641.shtml
Agência Brasil
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|