Escolas públicas adotam o xadrez no currículo |
|
|
Publicado pelo Aprendiz 26/07/2005 |
(Cássia Gisele Ribeiro)
Inicialmente foram as escolas particulares. Agora, escolas públicas de diversas regiões do país estão adotando o jogo de xadrez para complementar o currículo escolar. É o caso do programa Xadrez na Escola, implantado pela Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará (Seduc).
O projeto capacitou, no período de férias escolares, um grupo de 50 professores, que atuarão em 50 escolas públicas da região. O curso foi realizado por conta de uma parceria com membros da Universidade Federal do Pará (UFPA). Além da capacitação, cada escola recebeu um kit com 20 jogos e livros, para que possam usar durante as aulas.
Segundo Socorro Aquino, coordenadora pedagógica do projeto, a idéia de se levar o Xadrez às escolas leva em conta as múltiplas formas em que o jogo pode atuar. Afinal poder ser tanto um esporte, quanto uma atividade pedagógica que auxilia o desenvolvimento das demais disciplinas curriculares.
"O projeto leva em conta vários aspectos pedagógicos, entre eles o estímulo ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, como atenção, memória, concentração, raciocínio lógico, inteligência e imaginação", afirma Socorro.
Socorro afirma ainda que o jogo oferece um ambiente ideal para o desenvolvimento da criatividade, além de ser um excelente meio de recreação e de formação de caráter dos jovens. "Dessa forma, o xadrez é uma ótima atividade complementar, que estimula o sadio espírito competitivo e de auto-confiança, valorizando assim a motivação pessoal do estudante", completa.
Escolas de outros estados, como Roraima, Sergipe, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, entre outras, também estão aplicando o jogo em suas atividades. Nesse caso, a aplicação é fruto de uma parceria entre as secretarias estaduais de educação e o Ministério dos Esportes, que aplicou cursos de capacitação em escolas públicas dos estados participantes.
Para Bruno Garcia, professor de raciocínio lógico do Centro de Profissionalização do Adolescente (CPA), o xadrez é um instrumento importantíssimo tanto na abordagem de temas relativos à socialização quanto à matemática e raciocínio lógico. "O jogador passa por situações em que erra, perde elementos-chave para o jogo, e, ainda assim, precisa encontrar estratégias para continuar", afirma o professor, que utiliza o xadrez em suas aulas.
http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=4ff800110af4701001722456becce47b
Aprendiz
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|