Capes quer aumentar oferta em cursos de mestrado

Publicado pelo Aprendiz 29/07/2005

Os projetos para a criação de mestrados profissionais em 26 áreas do conhecimento serão recebidos de 1º de agosto a 30 de setembro, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). O objetivo é aumentar a oferta de mestrados profissionais que hoje atinge aproximadamente 7% do total de 1,9 mil programas de pós-graduação do Brasil. Atualmente, o país tem 5.095 alunos nesse tipo de mestrado. Na abertura anterior de inscrições, a Capes recebeu 72 propostas de cursos de mestrado profissional. As áreas de administração, multidisciplinar, de odontologia e de saúde coletiva foram as mais procuradas.
O diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, explica que os critérios para criação do mestrado profissional são os mesmos do acadêmico. É necessário que o docente pesquise, tenha doutorado e mantenha produção científica constante, devidamente avaliada pelos parâmetros da sua área. Na apreciação das propostas, serão considerados, entre outros pontos, os trabalhos de conclusão de curso, que devem, preferencialmente, constituir casos de aplicação de conhecimento científico ao ambiente profissional para o qual se volta o curso e também demonstrar produção em campos aplicados no referido ambiente profissional.
O diretor de avaliação da Capes assegura que a intenção é contribuir para aumentar o crescimento econômico brasileiro, bem como municiar melhor os setores sociais da administração pública e das organizações não-governamentais. "Os cursos de mestrado profissional permitem uma transferência rápida e de qualidade do conhecimento científico para a sociedade", afirma Janine Ribeiro. Ele acrescenta ainda que as empresas que contratam profissionais com essa formação têm a chance de elevar a sua produtividade. As pró-reitorias de pós-graduação interessadas em encaminhar suas propostas de mestrado devem acessar a página da Capes na Internet (www.capes.gov.br), na qual encontrarão as orientações necessárias.

Educacional