Governo debate formação com OAB e conselhos |
|
|
Publicado pela Folha Online 02/08/2005 |
O Ministério da Educação pretende discutir entre setembro e outubro a formação dos profissionais nos cursos de graduação e os processos seletivos de entidades de classe que permitem a entrada do recém-formado no mercado de trabalho.
Inicialmente serão convidadas três entidades para debater o tema em um seminário: OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e conselhos federais de Medicina e de Administração.
Recentemente, integrantes dessas categorias têm defendido que sejam suspensas autorizações de novos cursos como forma de ajudar a melhorar a qualidade do ensino. Argumentam que provas feitas pelas entidades chegam a reprovar mais de 80% dos candidatos.
Constrangimento
"Isso tem criado constrangimento para o ministério, que não regulamenta as profissões. Por isso queremos discutir o assunto", disse ontem o ministro Fernando Haddad.
Para Ronaldo Mota, secretário de Educação a Distância do MEC, o diploma não é necessariamente um atestado que permite o exercício profissional.
"Queremos discutir como se dá a relação da graduação com o exercício da profissão." Segundo Mota, o MEC avalia que cabe a ele definir diretrizes curriculares na área educacional.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u17663.shtml
Folha de S.Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|