> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Financiamento estudantil tem novas regras


Publicado pelo O Estado de S.Paulo 09/08/2005


BOLSAS: O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou abertura de 100 mil vagas para o Financiamento Estudantil (Fies), com recursos de R$ 1 bilhão. Os critérios do programa mudaram. As novas bolsas deverão contemplar até 50% do valor da mensalidade, em vez dos 70% financiados até agora. "A experiência do ProUni mostra que o desconto de 50% atende às expectativas dos alunos", disse.
Além disso, afirma, o financiamento de menor proporção reduz o temor de alunos, que não querem contrair grandes dívidas. "O número de inadimplentes, que é de 20%, deverá ser reduzido", avalia. Ele afirma ainda que a mudança poderá ampliar o número de alunos beneficiados dos 72 mil atuais para 100 mil. Nada mudará para os já beneficiados pelo Fies.
A seleção será agora feita por etapas. Terão prioridade alunos beneficiários de bolsas parciais, no valor de 50% do ProUni, e bolsistas das instituições que aderiram ao ProUni, principalmente dos cursos de Licenciatura e Pedagogia. Para integrantes desses dois grupos, o Fies poderá financiar até 25% da parte que lhes cabe pagar. Alunos de instituições que não estão no ProUni poderão ter financiamento de até 50% da mensalidade a partir de agosto.

http://txt.estado.com.br/editorias/2005/08/09/ger004.html

O Estado de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader