Luiz Gonzaga Belluzzo ganha o Prêmio Juca Pato |
|
|
Publicado pela Folha Online 09/08/2005 |
(EDUARDO SIMÕES)
A União Brasileira de Escritores (UBE) anunciou ontem à noite que o economista Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo foi o vencedor do Prêmio Intelectual do Ano de 2004 (Troféu Juca Pato), patrocinado pela Folha. O escritor concorria com o livro "Ensaios sobre o Capitalismo no Século 20" (editora Unesp) e venceu o jornalista Paulo Markun, que disputava com o título "O Sapo e o Príncipe - Personagens, Fatos e Fábulas do Brasil Contemporâneo" (editora Objetiva).
Belluzzo teve 339 votos, contra 307 para Markun. A cerimônia de premiação será em setembro, em data ainda a ser definida.
"Foi uma disputa acirrada, mas sem "mensalão" ou caixa dois", brincou Belluzzo ao saber da premiação. "Tenho dificuldade de achar que mereço o prêmio. Mas, como foi indicação de outras pessoas, agradeço muito. É muito valioso, pois os que me antecederam são pessoas muito importantes, gigantes como Caio Prado e San Tiago Dantas."
Nascido em São Paulo, em 1942, Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo formou-se em direito pela Universidade de São Paulo em 1965. Estudou ciências sociais na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, entre 1963 e 1966, mas não se graduou. Ingressou em seguida no Curso de Desenvolvimento Econômico, promovido pela Cepal/Ilpes, que completou em 1969, especializando-se em Desenvolvimento e Programação Industrial.
Pesquisador, professor universitário, titular do Departamento de Economia e Planejamento Econômico da Universidade Estadual de Campinas desde 1986, também foi assessor econômico do PMDB (1974-1992), secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1985-1987) e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (1988-1990). É colunista da Folha.
Prêmio
O Prêmio Intelectual do Ano foi criado em 1962 por Marcos Rey, fundador e então vice-presidente da UBE. O troféu é uma estatueta que reproduz o Juca Pato, personagem criado pelo chargista Belmonte. Entregue anualmente, o prêmio pode ser disputado por autores de livro publicado no ano anterior, em qualquer modalidade, inscritos através de uma lista indicada por 30 sócios da UBE. A votação é nacional.
No ano passado, o vencedor do troféu foi o acadêmico e diplomata Alberto da Costa e Silva, por "Um Rio Chamado Atlântico", livro que reúne 16 ensaios que tratam das relações entre Brasil e África.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u52553.shtml
Folha de S.Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|