> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Controle digital começa em fevereiro nas escolas


Publicado pelo O Estado de Paulo 18/08/2005

(Lisandra Paraguassú)
O Ministério da Educação vai começar em fevereiro o programa de fiscalização da freqüência escolar por computadores nas escolas públicas de 250 municípios. Até dezembro deste ano, o MEC deverá ter comprado todos os equipamentos, que funcionarão com leitura de digitais e com um cartão, batizado de cartão do estudante.
A idéia surgiu no fim do ano passado, quando se revelou que o governo não conseguia checar a freqüência das crianças que estavam em programas como o Bolsa Família. Com isso, uma das contrapartidas do programa - fazer que as crianças assistissem a pelo menos 85% das aulas - podia não estar sendo cumprida.
Nesta semana, o ministério começou o cadastramento de 55 milhões de alunos e 2,5 milhões de professores. Cada aluno receberá um Número de Identificação Social (NIS), gravado no cartão do estudante, e terá o número e a sua digital registrados nas escolas.
Isso fará que as crianças registrem a freqüência com a digital ou o cartão ao entrar na escola. Outras informações, como a série e a escola, ficarão vinculadas ao NIS e poderão ser acessadas por escolas, secretarias de educação e gestores de programas sociais.
O NIS é o mesmo número usado por programas como o Bolsa Família e o Sistema Único de Saúde. "A idéia é que o aluno possa usar o seu cartão para receber um benefício social ou até fazer consulta no SUS", disse o ministro da Educação, Fernando Haddad.
Neste ano, o ministério deve fazer um piloto do programa em um município. Nos próximos anos, o governo pretende usar os dados levantados nesse sistema para ter um censo escolar em tempo real.

http://txt.estado.com.br/editorias/2005/08/18/ger013.html

O Estado de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader