TV Escola discute integração do currículo

Publicado pelo IG/Educação 19/08/2005

A proposta do ensino médio integrado, que prevê a apropriação dos conhecimentos científicos articulada à formação profissional e tecnológica, é um dos temas da série inédita Currículo do Ensino Médio: entre o passado e o futuro que será exibida pelo Salto para o Futuro, da TV Escola, de 29 de agosto a 2 de setembro.

Os cinco programas serão exibidos das 19h às 20h e reprisados no dia seguinte às 11h e às 15h na TV Escola. Entre os objetivos da série estão a necessidade de levar a escola a romper seu isolamento social, auxiliar os educadores e gestores a refletir sobre essa realidade e partir para a busca de solução dos problemas. O primeiro programa faz uma análise que busca identificar os elementos que determinaram o surgimento da escola moderna com a forma e os conteúdos predominantes hoje. Essa reflexão pretende oferecer elementos que vão determinar se a escola e o currículo devem mudar e qual a dimensão dessa mudança. A segunda parte vai abordar a origem e natureza do conhecimento; a terceira trata da necessidade de tomar posição em defesa da escola socialmente referenciada, com currículo engajado nos problemas .
locais e globais e que articule teoria e prática no contexto dos problemas da comunidade.
O quarto programa vai tratar da formação cientifica do aluno e a sua preparação profissional. A ênfase é a proposta do ensino médio integrado que permite ligar as dimensões científicas, tecnológicas e culturais do currículo, possibilitando ao estudante a compreensão dos problemas da sociedade, identificar causas e possíveis soluções. O último programa vai cuidar do currículo e a formação do professor. A série tenta identificar as deficiências que podem ser superadas na escola e quais as tarefas próprias dos organismos gestores, entre eles o MEC e as secretarias de educação. O encerramento vai apontar as perspectivas e os desafios a serem superados na formação inicial e continuada dos professores.

MEC