> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Transporte é colaborador para aquecimento global


Publicado pelo Aprendiz 19/08/2005

A frota de mais de cinco milhões de veículos em São Paulo tem contribuído para o aquecimento global. Segundo dados do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Município de São Paulo, a cidade emite cerca de 16 milhões de toneladas de CO2 (principal gás envolvido no aquecimento global) por ano, dos quais quase 50% são provenientes da queima de gasolina e óleo diesel no transporte.
Com quase 11 milhões de habitantes, São Paulo segue o padrão dos países industrializados, com a maior parte de suas emissões de gases centradas no setor energético (76%), que inclui a queima de combustíveis fósseis como gasolina, gás e óleo diesel. Em segundo lugar vêm as emissões da decomposição de matéria orgânica nos dois lixões municipais, e em terceiro, a perda de cobertura vegetal e mudanças no uso do solo. Nacionalmente, observa-se que 75% das emissões são provenientes do desmatamento e 25%, do setor energético. De acordo com o inventário brasileiro, o país emite anualmente cerca de 1,3 bilhão de toneladas de CO2.
O mapeamento feito tem por objetivo discutir políticas públicas e desenvolver estratégias para a redução dessas emissões. "O inventário é apenas o retrato de uma situação no tempo. Mas, a partir do momento em que você conhece as fontes e a responsabilidade de cada uma, é possível intervir de maneira específica", explica Carolina Dubeux, coordenadora executiva do inventário e pesquisadora do Centro Clima da Coppe.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=cb3b337a0af470100172245686dd053c

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader