Faltosos do Enade em 2004 têm nova chance

Publicado pelo UOL/Educação 22/08/2005

Os alunos selecionados para o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) em 2004, mas que não fizeram as provas no ano passado, têm agora a chance de regularizar a situação e receber o certificado de conclusão do curso de graduação.

Portaria do ministro da Educação, Fernando Haddad, publicada no Diário Oficial da União do dia 8 de agosto, oferece a esses estudantes a possibilidade de participar do Enade 2005, no próximo dia 6 de novembro.

A portaria nº 2.707/2005 define um cronograma para a inscrição dos alunos e atribui essa responsabilidade às instituições de ensino superior onde eles estudaram. Até 10 de setembro, as instituições devem informar ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) os cursos avaliados pelo Enade 2004 que têm estudantes concluintes em situação irregular junto ao MEC. Até 18 de setembro, as instituições devem fazer a inscrição dos alunos no Inep. Até 28 de outubro, o Inep divulgará os locais das provas.

Os estudantes responderão apenas a parte geral da prova e o questionário socioeconômico, porque a parte específica do exame em 2005 será sobre outras áreas do conhecimento. A portaria diz que o desempenho dos alunos não será considerado para o cálculo do conceito do respectivo curso.

Pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), o aluno que for selecionado na amostragem é obrigado a fazer o exame para obter o certificado de conclusão do curso. E como o Enade é oferecido por áreas do conhecimento, a próxima prova das áreas avaliadas em 2004 será oferecida só em 2007.

O Enade, que integra o Sinaes, tem o objetivo de aferir os rendimentos dos alunos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos, habilidades e competências. É realizado por amostragem.

O Inep constitui a amostra dos participantes a partir da inscrição, feita pela instituição, de todos os alunos que terminam o primeiro ano ou que concluem o curso nas áreas previamente definidas pelo MEC. A 1ª edição do Enade, em 2004, avaliou 140.340 alunos, dos quais 83.661 eram ingressantes e 56.679 concluintes de 2.187 cursos de graduação de 13 áreas do conhecimento.

De acordo com o MEC, estão irregulares com o Enade menos de 10% dos concluintes do ensino superior que não atenderam à convocação para o exame em 2004

Agência Brasil