> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 16 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Primogênitos alcançam melhor nível educacional


Publicado pelo O Estado de S.Paulo 23/08/2005

Os filhos mais novos não se saem tão bem em termos de nível educacional em geral alcançado que seus irmãos e irmãs mais velhos, segundo pesquisa divulgada ontem. Ela revela que o primeiro filho está, tipicamente, pelo menos um ano adiantado em relação a um terceiro irmão ou irmã no estágio escolar equivalente.
De acordo com os pesquisadores, essas revelações são a primeira análise abrangente do impacto da composição familiar no nível educacional alcançado. Elas terão repercussões no antigo debate sobre a razão para os primogênitos serem tipicamente mais bem sucedidos que seus irmãos.

Pesquisadores da Escola de Economia e Administração de Negócios norueguesa e da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos EUA, analisaram toda a população da Noruega na faixa de 16 a 74 anos entre 1986 e 2000.

O estudo revelou que, independentemente do tamanho ou da renda da família, a diferença no nível educacional alcançado é equivalente, em média, ao primogênito ter um ano extra de escolaridade na comparação com o terceiro filho. Estudos anteriores sugeriam que os filhos de famílias maiores não atingem o mesmo nível acadêmico que os de menores. Na nova pesquisa, ao se incluir a ordem de nascimento, não se revelou correlação com o tamanho da família.

A equipe acompanhou crianças até a idade adulta e analisou renda, situação de emprego em tempo integral e se o indivíduo se tornara pai ou mãe adolescente. De novo, o tamanho da família era desprezível.

http://txt.estado.com.br/editorias/2005/08/23/ger011.html

The Guardian

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader