> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Literatura não é mero utensílio pedagógico


Publicado pelo Aprendiz 23/08/2005

(Cassia Gisele Ribeiro)
"Desassociar a literatura de seu ambiente e transformá-la em instrumento gramatical é uma tentativa de anular sua importância cultural". A afirmação do escritor Edmir Perrotti foi feita durante a Educasul 2005. O autor contou sua trajetória na literatura e adotou duras críticas à maneira como os livros têm sido utilizados na escola.
"A literatura é um instrumento que, como nos ensinou Lobato, nos permite aprender, viajar e conhecer mundos incríveis", disse. Para ele, a literatura tem um papel fundamental na educação e é assim desde o século passado. "Somente tendo real contato com os livros, a criança consegue ter a real dimensão das palavras e da gramática".
O que Perrotti critica, no entanto, é a colocação de trechos soltos de certos contos em livros didáticos, onde se perde toda a importância daquele conteúdo para as análises sintáxica e morfológica. "O professor é um dos principais responsáveis pela descoberta da leitura pelos alunos e, por isso, deve tomar muito cuidado com a mediação que realiza. Se for desastrosa, ela vai criar um ser que não gosta dos livros".
Segundo o escritor, o livro é responsável pela descoberta de novos pedaços de mundo, pela construção de seres singulares e um precioso antídoto contra a massificação. "A literatura é essencial para a formação de uma criança. Mas devemos sempre ter em mente que o mais importante na infância é o simples prazer da leitura".

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=dfdb80dc0af47010017224560cd8b7bd

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader