Matrículas antecipadas em SP começam dia 1o.

Publicado pela Folha Online 26/08/2005

A partir da próxima quinta-feira, dia 1º de setembro, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e 645 municípios paulistas realizam o programa de Matrícula Antecipada 2005 do Ensino Fundamental.

O objetivo é que, por meio de planejamento antecipado, toda população seja atendida e as famosas filas para a garantia de vaga não se formem nas portas das escolas. O programa segue até o dia 30 de setembro.

Todas as escolas municipais e estaduais de ensino fundamental e médio se transformarão em postos de cadastramento. As inscrições devem ser feitas por pais ou responsáveis de alunos que irão entrar na 1ª série do ensino fundamental, com seis anos completos ou a completar até o final de 2005, e que não freqüentam escola de educação infantil pública.

O prazo é o mesmo para a inscrição de crianças e adolescentes a partir de 8 anos completos em 2005 que estão fora da escola e candidatos à matrícula em qualquer série do ensino fundamental --inclusive para a Educação de Jovens e Adultos-- que não estudaram em 2005.

Na capital, os pais dos alunos da pré-escola municipal vão ser consultados previamente sobre o interesse em matricular seus filhos na 1ª série do ensino fundamental em uma escola pública ou municipal no período de 1 a 15 de setembro.

Resultado

De setembro a novembro deste ano serão computados os dados de demanda e oferta de vagas, com responsabilidades compartilhadas entre Estado e municípios, e a efetivação da matrícula por meio da distribuição dos alunos de ensino fundamental cadastrados.

As relações com os nomes de todos os alunos de 1ª série e demais alunos inscritos nas fases do programa também serão divulgadas nas escolas públicas a partir de 25 de novembro. Além das listagens, a Secretaria de Estado da Educação enviará correspondência para os inscritos que não fizeram pré-escola na rede pública.

Cadastramento

Para efetuar o cadastro, os pais ou responsáveis dos alunos devem se dirigir a qualquer escola pública estadual ou municipal na região sua residência. Para que as informações sejam precisas, é aconselhável a apresentação de certidão de nascimento ou RG e comprovante de endereço.

O registro é informatizado, com a emissão automática de um comprovante para o responsável. No caso de problemas ocasionais de conexão, será preenchida uma ficha cadastral, depois incluída no sistema.

Folha Online