País precisa capacitar professores de espanhol |
|
|
Publicado pela Folha Online 30/08/2005 |
O país precisa capacitar cerca de 12 mil professores para levar o ensino do espanhol a todas as escolas de nível médio, segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, que participou nesta segunda-feira do lançamento da terceira edição do Programa de Apoio à Extensão Universitária.
Ele disse acreditar na possibilidade de capacitação dos profissionais no prazo de cinco anos. "É um programa de trabalho que tem que ser desenvolvido: já temos a estimativa de quantos professores precisaríamos capacitar --são cerca de 12 mil professores-- e temos condições de fazer isso em cinco anos", afirmou.
No início do mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei 11.161, tornando obrigatória a oferta da língua espanhola nas escolas de ensino médio, mas com matrícula facultativa para o aluno. Também é optativa a oferta da disciplina para os alunos da 5ª até a 8ª série.
Segundo o Ministério da Educação, a lei será implantada gradativamente em um prazo de cinco anos.
A oferta do ensino de espanhol deverá ser feita no horário regular de aula. Na rede particular, o curso poderá ser oferecido em sala de aula ou centro de idioma. As normas serão definidas pelos Conselhos Estaduais de Educação
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u17747.shtml
Agência Brasil e Folha de S.Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|