Chile cede Porto para Paraguai chegar ao mar

Publicado pelo UOL/Notícias 01/09/2005

O presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, e o vice-chanceler chileno, Cristián Barros, inauguraram hoje o depósito livre no porto de Antofagasta (Chile) que dará ao comércio exterior paraguaio acesso ao Pacífico.

A partir de quinta-feira o Paraguai contará em Antofagasta, 1.368 quilômetros ao norte de Santiago, com cerca de 20 mil metros quadrados destinados a mercadorias que estarão em depósitos livres e cuja utilização é indefinida.

A concessão do depósito ao país, que não possui litoral, foi anunciada no dia 14 de maio em Assunção pelo presidente do Chile, Ricardo Lagos, durante visita oficial ao Paraguai.

"Isso é algo muito importante para o Paraguai. É um pedido que vem sendo feito desde a década de 60 e que hoje se torna realidade graças a sensibilidade, solidariedade e espírito de união do presidente Lagos e de todo o Governo", disse Duarte.

O presidente classificou a concretização do projeto como "histórica", e afirmou que isso permitirá que seu país "ganhe competitividade nas exportações e alcance metas cruciais para a economia".

O vice-chanceler chileno Barros disse que isto possibilitará aos paraguaios utilizarem o porto para produtos provenientes de mercados asiáticos. Barros ressaltou que o depósito possibilitará ao Paraguai "um trânsito livre e sem tarifas com os países do Oceano Pacífico".

O diplomata afirmou que, para seu país, o depósito é "de grande interesse, já que a intenção é abrir um corredor para o Atlântico".

"Isto é recíproco. O caminho que segue em direção ao Oceano Pacífico também se faz de volta para o Rio Paraguai, e dali ao Oceano Atlântico. É uma das possíveis vias de conexão interoceânicas", acrescentou.

Segundo fontes da Chancelaria, a inauguração do depósito faz parte de um projeto para transformar, lentamente, o Chile em um país de serviços.

Duarte, que chegou na segunda-feira a Santiago, iniciou ontem uma visita de dois dias ao Chile, na qual se reuniu com o presidente Lagos e os titulares do Senado, da Câmara dos Deputados e da Corte Suprema.

O presidente foi declarado Hóspede Ilustre da cidade de Santiago.

Durante a visita, os chanceleres de ambos os países assinaram um convênio para evitar a dupla tributação e a evasão de impostos, assim como acordos de cooperação as áreas de saúde, cultura, segurança e modernização do Estado.

UOL/Notícias