> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Referências bibliográficas obrigatórias em sites


Publicado pelo Aprendiz 01/09/2005

(Rodrigo Zavala)
Uma cena cada vez mais comum na hora de escrever os trabalhos escolares ou mesmo planejar as aulas é ver alunos e professores sentados em frente a um computador buscando informações na internet. Mas, a questão mais importante nesse momento é a confiabilidade dos dados apresentados pelos mais diferentes sites.
Para o professor de geografia Arno Aluísio Goettens, o que se deve fazer em primeiro lugar é estar atento às referências bibliográficas dos sites pesquisados. "O importante é prestar atenção no texto para encontrar alguma indicação sobre a origem das informações. Não há nada melhor que colocar uma palavra chave e ir procurando. Mas é preciso cuidado", acredita o educador de ensino médio do Colégio Santo Américo.
Caso não exista esse tipo de detalhamento no corpo do texto, o importante antes de começar a usar as informações é comparar o conteúdo de determinado portal com o de outros. Nesse caso, devem ser usadas fontes de referência, "em sites de instituições conhecidas, sejam governamentais ou universitárias".
Em suas aulas, por exemplo, o professor dá preferência a páginas que sejam atualizadas periodicamente, como a do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no qual alunos e professores podem ver em tempo real a devastação da Amazônia. "Os dados são atualizados a cada 30 minutos", explica.
Sobre o mesmo assunto, o professor indica também o Amazônia.org, com o qual se pode descontrair a turma com as imagens e vídeos oferecidos pelo portal. "A análise de dados por meio dessas gravações atrai muito mais os alunos. Afinal, não é só porque está na internet que algo deve ser interessante".
Para quem prefere jogos educativos, a dica de Goettens é o site Sheppard, em que os internautas podem estudar geografia e depois passar por desafios em games que testam conhecimentos. Esta página, no entanto, está em inglês.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=0e25a8250af4701001e78c96044397e5

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader