> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Seriado mostra a importância da escola pública


Publicado pelo Aprendiz 01/09/2005

(Rodrigo Zavala )
Embora se passe em escolas públicas do Rio de Janeiro, o conteúdo do seriado televisivo Presente do Futuro é universal. Realizado pela MultiRio, empresa de multimeios da prefeitura carioca, os sete episódios que compõem a série travam discussões sobre temas pertinentes em qualquer instituição de ensino, sejam elas públicas ou privadas.

Pelo menos é o que diz a presidente da MultiRio, Regina Assis, sobre o mais novo trabalho de sua entidade. Para ela, o programa destaca a importância da escola pública quando esta se vê cercada pelos problemas que afetam crianças e adolescentes em todas as metrópoles: gravidez precoce, tráfico de drogas, homossexualidade, preconceito, trabalho infantil, obesidade, entre tantos outros.

Baseados nos diários de Regina, escrito enquanto era secretária municipal da Educação da capital carioca, os roteiros dão a esta obra ficcional um caráter quase documental. Os tais diários eram, na verdade, memórias dos problemas enfrentados e solucionados pela administradora pública nos quatro anos de comando da pasta, que se responsabiliza por 1054 escolas de ensino infantil e fundamental - a maior rede brasileira.

Divulgação



"As escolas nas periferias se tornaram os últimos espaços civilizatórios dentro de um processo de redemocracia. E os professores podem salvar as crianças, pelo contato que possuem com a família e comunidade", argumenta constando uma crescente responsabilidade nas práticas docentes. "Muitas escolas não fecharam porque os professores continuam lá trabalhando. Seu compromisso deve ser lembrado".

Nesse contexto, a série se destaca. Ao unir os problemas enfrentados pelos docentes, estudantes e diretores traduz a realidade de colégios que enfrentam todos os tipos de intempéries para se manter funcionando, criando soluções inovadoras para vencer obstáculos e construindo fortes vínculos comunitários que podem assegurar relativa segurança.

A qualidade técnica e dramática do seriado é provada pelo Prix Jeunesse que levou na última semana em Santiago, Chile, pelo episódio "Diga Não!", o qual se discute a influência do narcotráfico na vida dos alunos e no cotidiano das escolas. É o maior festival de atrações televisivas voltadas para crianças e adolescentes, e que concentra a nata das produções mundiais do gênero. Em outras palavras, levar um Prix Jeunesse por uma série equivale a receber um Leão de Ouro em Cannes, quando o assunto é cinema.

O programa é transmitido todas as sextas-feiras, às 14h, pela BandRio e pelo canal 14 da Net, aos sábados às 7h30. Aliado a uma proposta educativa, todos os episódios são acompanhados por um debate ao vivo sobre os temas abordados em cada episódio. "Está implícito na série também a responsabilidade política. Não basta apenas o compromisso docente. Salário, carreira, infra-estrutura, segurança, salubridade é de responsabilidade da prefeitura e da Câmara", lembra Regina Assis.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=0e28f29d0af4701001e78c96c40283d5

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader