Romance de Nélida Piñon vence o Prêmio Jabuti |
|
|
Publicado pela Folha Online 01/09/2005 |
Os ganhadores do Prêmio Jabuti 2005 foram divulgados nesta quarta-feira pela Câmara Brasileira do Livro. A apuração foi realizada hoje, na sede da entidade, em São Paulo. São 17 categorias. O primeiro colocado de cada uma receberá o troféu e R$ 1,5 mil. Os outros receberão troféu de menção honrosa.
"Vozes do Deserto" (Record), de Nélida Piñon, venceu na categoria romance. Em contos e crônicas, "Urgente É a Vida" (Record), de Alcione Araújo, ficou em primeiro lugar. "Hídrias" (Odysseus), de Dora Ferreira da Silva, venceu na categoria poesia e "Viúvas da Terra"(Planeta), de Klester Cavalcanti, na categoria reportagem e biografia.
Na primeira fase da 47ª edição prêmio, ocorrida no início do mês, foram selecionados dez finalistas em cada categoria. A entrega dos troféus aos três primeiros colocados acontecerá no dia 20 de setembro no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Na mesma oportunidade serão revelados os ganhadores do livro do ano não-ficção e ficção (que receberão R$ 30 mil cada). Os vencedores do ano passado foram "Budapeste", de Chico Buarque, e "Abusado", de Caco Barcellos.
Veja a lista de ganhadores do Prêmio Jabuti 2005:
Leia mais em:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u53111.shtml
Folha Online
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|