> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Carreta leva arte e cultura às estradas do País


Publicado pelo O Estado de S.Paulo 02/09/2005

Projeto beneficia milhares de caminhoneiros, público quase sempre excluído do acesso aos bens culturais
(Patrícia Villalba)
Uma carreta espetáculo roda todo o País, levando cinema e teatro às paradas de caminhões no projeto Estrada afora. Com patrocínio da Scania, e viabilizada por meio da Lei Rouanet, é uma maneira de tornar menos solitário e mais divertido o descanso dos caminhoneiros, depois da dura jornada ao volante.
Iniciado em julho deste ano e patrocinado pela Scania Caminhões por meio da Lei Rouanet, o projeto beneficia cerca de 500 a mil carreteiros por noite. Cinco atores do grupo Teatro de Tábuas apresentam esquetes sobre o cotidiano nas estradas, enfocando temas como segurança, consumo de álcool e prostituição infantil. Há ainda shows de música sertaneja.
Tudo isso, numa imensa tenda inflável que, anexada à carreta, acomoda 300 pessoas sentadas. A estrutura é montada em pátios de grandes postos de combustível, bem comuns nas estradas brasileiras e que costumam receber centenas de caminhoneiros em busca de descanso, todas as noites.
Ao fim da programação, um telão de oito metros apresenta sucessos do cinema nacional, como Lisbela e o Prisioneiro. \"Como um gesto a mais de carinho, realizamos gratuitamente exames oftalmológicos, de pressão arterial, massagem\", explica o produtor cultural Antonio Bellini, idealizador do projeto. \"A idéia nasceu de minha observação, uma vez que viajo o Brasil de ponta a ponta. Sempre me chamou a atenção a realidade dos caminhoneiros, um público solitário e excluído do acesso à cultura.\"
O Estrada afora chega nesta semana a Feira de Santana, depois de passar por Caxias do Sul (RS), Concórdia (SC), Maringá (PR), Curitiba (PR), São José do Rio Preto (SP), Guarulhos (SP), Rio (RJ) e Contagem (MG). Segue então para Goiânia (GO), Rondonópolis (MT), para encerrar a primeira fase do projeto em São Paulo (SP).

http://txt.estado.com.br/editorias/2005/09/02/cad024.html

O Estado de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader