> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Arte é instrumento essencial na educação escolar


Publicado pelo Aprendiz 06/09/2005

(Cassia Gisele Ribeiro)
"A arte tem o poder de trabalhar as questões mais subjetivas do ser humano e, justamente por isso, é instrumento essencial para a efetivação dos trabalhos na educação", afirma Tizuko Kishimoto, educadora e docente da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo).

Segundo ela, a dança, a música e as artes plásticas são alguns desses instrumentos e as escolas devem ter em mente que a arte não é trabalhada somente com papel e lápis de cor. "A arte nas escolas deve proporcionar um contato profundo da criança com sua imaginação, por meio de sabores, aromas, cores, texturas e sons", diz .

As educadora afirma que vários aspectos da personalidade são construídos na infância e que as artes podem contribuir para a organização dessa construção. "A arte proporciona construções lúdicas que envolvem a imaginação, a criação de representações e regras, o respeito aos limites, a liberdade, a tomada de decisões", afirma.

Segundo a professora, esses são aspectos fundamentais para a construção da personalidade e para o desenvolvimento da criança.

Para Sandra Guinle, escultora e arte-educadora do projeto Cenas Infantis, a arte é capaz de desenvolver o potencial existente em cada ser humano. "A idéia do Cenas Infantis é levar diversas possibilidades para as crianças. As cantigas de roda, o desenho, a pintura, as colagens e a literatura, tudo isso pode ser visto e desenvolvido por elas, no entanto, as crianças não conhecem esses recursos".

Segundo a escultora, atualmente a arte e o lúdico tem um papel fundamental nas escolas, porque as crianças não têm mais oportunidade de brincar, se sujar, e experimentar em outros lugares. "A escola virou o único espaço onde a criança pode trabalhar sua imaginação", afirma.

A arte-educadora afirma que a arte promove diferentes impactos entre as crianças. "Os educadores devem saber que seu papel é respeitar, ensinar e orientar as crianças para a arte. A proposta jamais poderá vir pronta e com foco em único resultado, pois todos os resultados terão suas riquezas", afirma.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=283e224b0af4701001e78c96068e312d

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader