Heliópolis: biblioteca e projeto de leitura |
|
|
Publicado pelo IG/Educação 12/09/2005 |
Foi inaugurada neste sábado a primeira biblioteca da favela de Heliópolis. A cerimônia começou no centro esportivo do União de Núcleos Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e contou com a presença de moradores da região, do arquiteto Ruy Ohtake, idealizador do programa Identidade Cultural de Heliópolis, de Débora Moregola, gerente de promoção e eventos do PanAmericano, que está custeando todo o projeto, do senador Eduardo Suplicy, do deputado federal José Eduardo Cardoso e da ex-jogadora de vôlei Ana Moser.
Depois, todos seguiram para a biblioteca, onde já estava acontecendo a primeira oficina de mediação de leitura. Realizada pelos próprios moradores da comunidade, que lêem histórias infantis para as crianças, a oficina tem o objetivo de disseminar o hábito de leitura entre os jovens de Heliópolis. “O nosso trabalho aqui em Heliópolis começou nos anos 70, com a luta pela legalização e posse dos terrenos. Nós trabalhamos aqui, nossos filhos estudam na região e é em Heliópolis que queremos viver”, afirma João Miranda Neto, presidente do UNAS.
“Queremos expandir o projeto da biblioteca e construir um teatro, cinema e outras estruturas para que cada vez mais Heliópolis seja um bairro”, completou João Miranda. Durante o evento, Ruy Ohtake anunciou que seu estande na Bienal de Arquitetura terá como tema Heliópolis. “Cuido deste projeto pessoalmente e com muito carinho, por isso o escolhi para ser o foco central de minha participação na bienal”, completou o arquiteto. “A comunidade de Heliópolis se destaca pela sua capacidade de organização e mobilização”, diz Débora Moregola do PanAmericano. “Há dois anos o PanAmericano patrocina as oficinas culturais e a formação da biblioteca. Neste período, pudemos perceber o potencial dos jovens daqui e nossa intenção é ajudá-los, por meio da educação e da cultura, a conseguir espaço no mercado de trabalho”, explica Débora.
Durante a inauguração, o senador Eduardo Suplicy doou o livro “Renda de Cidadania: A saída é pela porta”, de sua autoria. “As pessoas que têm livros e já os leram deveriam doá-los. Os escritores também poderiam fazê-lo, assim como eu faço agora”, disse o senador que já chegou a se hospedar em Heliópolis por três dias. Em sua dedicatória, Suplicy escreveu: “Possamos logo no Brasil ver todas as pessoas na mesa da fraternidade”. O senador foi convidado pelos amigos que fez em Heliópolis, onde passou três dias vivendo na casa de moradores da comunidade, em 2000. “Esta é uma iniciativa ótima. Outras instituições privadas deveriam seguir o exemplo e investir em educação para as comunidades carentes”, completou.
Representando as escolas da região, o diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Campos Salles, Braz Rodrigues Nogueira, também ressaltou a importância da biblioteca para a educação pública. “A Biblioteca vai ajudar a fazer de Heliópolis cada vez mais um bairro educador”, afirmou. Ana Moser, ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei, também compareceu ao evento. “Conheci este projeto, pois também desenvolvo um trabalho social na área esportiva aqui em Heliópolis. A Biblioteca é fantástica e irá ajudar os moradores da comunidade a desenvolverem seu potencial”, afirmou a ex-jogadora.
OFICINA DE MEDIAÇÃO DE LEITURA
Junto com a inauguração da biblioteca foi realizada a primeira oficina de mediação de leitura que contou com a participação de dez crianças da comunidade. Os cincos monitores treinados pelo projeto ajudaram os participantes a selecionar alguns livros infantis, acompanhar sua leitura e, em alguns casos, fazê-la em voz alta. “Queremos fazer da biblioteca um lugar aconchegante, confortável e que estimule a leitura. Já participei da criação de diversas bibliotecas, mas essa tem um diferencial: com a capacitação de jovens para a manutenção do espaço haverá uma continuidade nesta iniciativa”, afirma a professora de biblioteconomia, Ilza Machado, contratada pelo PanAmericano para ensinar os monitores a cuidar e administrar o acervo biblioteca.
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/educacao/2109001-2109500/2109217/2109217_1.xml
IG/Educação
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|