Escola vai decidir se quer patrocínio no uniforme

Publicado pelo O Estado de S.Paulo, 16/09/2005

(Camilla Rigi)
O secretário municipal de Educação, José Aristodemo Pinotti, defendeu ontem que cada unidade da rede tenha poder de decidir se quer ou não os uniformes com patrocínios oferecidos pela Associação Brasileira de Vestuário (Abravest), se a idéia for aceita pelo prefeito José Serra. "Se a escola não quiser, vamos oferecer a roupa sem anúncio e com a mesma qualidade."
Na inauguração de uma escola de alvenaria em Parelheiros, zona sul, Pinotti reafirmou ontem que a questão não foi definida e depende de uma oferta concreta da Abravest. O primeiro modelo com as propagandas foi entregue na semana passada ao secretário, mas ainda não chegou às mãos do prefeito José Serra (PSDB).
Na próxima semana, a secretaria deve publicar o edital de licitação para a compra dos conjuntos de verão que, segundo Pinotti, terão novidades. "Vai haver a possibilidade de a escola escolher o nome que põe no peito do uniformes: o brasão da escola ou o da Prefeitura." Cada colégio poderá escolher as cores das roupas e modificar o conjunto, optando pelas peças mais utilizadas. O kit completo tem quatro camisetas, duas bermudas e um par de tênis.
A inclusão do tênis vai consumir cerca de R$ 4 milhões a mais do orçamento - R$ 5,00 o par do calçado. "No gasto geral, não acrescenta muito", ponderou Serra. Anualmente, a Prefeitura usa R$ 70 milhões para comprar uniformes para 880 mil alunos da rede municipal.
Em 2006, a secretaria estuda a possibilidade de repassar a verba uniformes para as unidades. "Assim, a escola poderá definir outras prioridades para o dinheiro que sobrar de um uniforme que não vai ser usado", disse Pinotti.

O Estado de S.Paulo