> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Exposição mostra subterrâneos da cidade


Publicado pelo O Estado de S.Paulo 22/09/2005

Local, 16 metros abaixo do Rio Pinheiros, tem sala de projeção, acervo de ferramentas e dados sobre a despoluição do Tietê

(Mauro Mug)
Uma exposição 16 metros abaixo do Rio Pinheiros. No local, uma tubulação, com 3,5 metros de diâmetro e 11 quilômetros de extensão, foi transformada no palco da Exposição Subterrâneos - Tietê Limpo, uma iniciativa da Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp). É uma exposição que mistura, em um completo showroom, informação, cultura e lazer.
O trecho do túnel aberto à visitação tem 150 metros e nele foi instalada uma sala de projeção com capacidade para 25 espectadores. Nela, é exibido um filme de sete minutos a respeito da construção do Interceptor Pinheiros (IPI6), que, dentro de um ano e meio, coletará diariamente o esgoto das regiões de Santo Amaro e de Pinheiros e o encaminhará para a Estação de Tratamento de Barueri, antes de ser lançado no rio. O IPI6 integra a segunda etapa do Projeto Tietê.

A primeira fase foi concluída no período de 1992 a 1998. A segunda está em fase de execução e deverá ser finalizada em 2007. Há uma exposição com ferramentas utilizadas na obra, amostras de solo, pedras encontradas durante as escavações e painéis informativos com explicações a respeito do programa de despoluição do Tietê.

Hoje é comemorado o dia do Rio Tietê. Na parte externa, estão expostos painéis fotográficos e maquetes que ilustram todas as etapas do Projeto Tietê.

Toda a visita é acompanhada por monitores que explicam cada estágio do projeto, chamando a atenção para as maneiras de as pessoas poderem contribuir para a recuperação do Rio Tietê e o quanto a população irá se beneficiar com o programa.

A exposição permanece aberta de terça a sábado, das 9h30 às 17 horas. O local fica sob o Viaduto Ary Torres .

A entrada é grátis, mas as visitas devem ser agendadas com antecedência pelo telefone (11) 3841-9820 ou e-mail: tietelimpo@ipi6.com.br

http://txt.estado.com.br/editorias/2005/09/22/cid004.html

O Estado de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader