Brasil é um dos países mais desiguais do mundo |
|
|
Publicado pelo Aprendiz 22/09/2005 |
Novamente o Brasil teve destaque negativo em estudo do Bird (Banco Mundial). Apresentado ontem, a análise apontou o país como um dos desiguais do mundo e envolto no que a instituição chamou de "inequality trap" (armadilha da desigualdade). Está em primeiro lugar na América Latina, só perdendo para os países Suazilândia, República Centro-africana, Botswana e Namíbia, da região da África.
Segundo o estudo, o Brasil ganhou destaque em texto sob o título "Oportunidades desiguais persistem por gerações no Brasil". Nele, o Bird observa que não somente a renda dos mais pobres é um problema; a falta de bons serviços como saúde e educação se soma à falta de mecanismos de interação entre ricos e pobres.
Mesmo assim, o Bird reconhece alguns avanços que ocorreram nos últimos doze anos, como a implantação do programa Bolsa-Familia no governo FHC e sua ampliação no governo Lula. Porém, eles são considerados insuficientes para mudar a situação.
Na apresentação do trabalho, o economista-chefe do Bird, François Bourguignon, disse que são dois os "pilares" do Bird para o desenvolvimento: clima favorável para investimentos nos países e concessão de poderes econômicos e sociais para os mais pobres. Além de falhar na questão da eqüidade, o Brasil também foi colocado, na semana passada, na 119ª posição entre 155 países em um novo ranking do Bird que avaliou o clima para negócios em várias regiões do mundo.
http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=794d0f5a0af4701001e78c96d2f9dc00
Aprendiz
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|