> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
SP adere hoje ao Dia Mundial sem Carro


Publicado pelo O Estado de S.Paulo 22/09/2005

Pela primeira vez, cidade está oficialmente na ação de incentivo ao transporte público

(Laura Diniz)
O Brasil participa hoje do Dia Mundial sem Carro com pelo menos 44 cidades empenhadas em combater a poluição, reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa e incentivar novas políticas para melhorar o transporte público.
O Município de São Paulo participará do evento oficialmente pela primeira vez. Nas quatro edições anteriores, ONGs ligadas a questões ambientais participaram por contra própria. A Prefeitura optou por uma adesão simbólica, sem fechar ruas, para evitar transtornos. Para não passar em branco, foi organizado um passeio ciclístico, que sairá às 14 horas da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, na Rua do Paraíso, 387, e irá até a Câmara Municipal.

Os ciclistas serão recebidos pelo presidente da Câmara, Roberto Tripoli, que chegará lá com sua moto amarela, famosa entre os vereadores. O prefeito José Serra também deixará o carro na garagem para andar de ônibus e metrô. “O objetivo é mostrar de que maneira a gente pode funcionar sem automóvel.”

A previsão é de que ele saia às 7h20 de sua casa, em Alto de Pinheiros, e ande até a Praça Pan-Americana para pegar um ônibus. A agenda de Serra prevê compromissos em locais próximos à Prefeitura, para que ele não precise usar o helicóptero, como faz habitualmente.

O secretário municipal de Transportes, Frederico Bussinger, irá a pé de casa, no Alto de Pinheiros, até a secretaria, na Praça Ramos. Outros cinco secretários e três subprefeitos aderiram.

Dados da pesquisa de origem e destino, feita pelo Metrô, mostram que 52% das viagens diárias na capital são de carro. Salvador cancelou a participação no evento, por causa de protestos de estudantes contra o aumento na tarifa de ônibus de R$ 1,50 para R$ 2,20, autorizado pela Justiça.

Segundo o Instituto Rua Viva, de Belo Horizonte, coordenador do evento no País, 1.500 cidades de 50 países vão participar. O Dia Mundial sem Carro surgiu na França, em 1998. O Brasil aderiu em 2001.

http://txt.estado.com.br/editorias/2005/09/22/cid010.html

O Estado de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader