> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Aulas são dadas em parque de diversão


Publicado pelo Aprendiz 26/09/2005

(Karina Costa)
Professores e alunos, da rede pública de ensino de São Paulo, estão aprendendo na prática tudo que estudaram na teoria sobre física e meio ambiente. As disciplinas são ensinadas com brincadeiras em pleno parque de diversões (Hopi Hari). Cerca de 2.000 professores de física já passaram pelas oficinas sobre o tema e 700 educadores de ciências, geografia, história e matemática do ensino fundamental pelas de meio ambiente.
“Por meio dos brinquedos e do ambiente do parque o programa pretende abordar possíveis conteúdos e mostrar aos professores estratégias que possibilitem extrapolar o ensino para além da sala de aula”, explica o Consultor Pedagógico do Laboratório Educativo do Hopi Hari, Márcio Miranda.
Os movimentos e as sensações causadas pelos brinquedos do parque são um bom exemplo do que é gravidade, lei da inércia, movimentos de translação e rotação. A oficina de educação ambiental aborda temas como o tratamento da água e mostra uma usina de compostagem da região para acompanhar todo o processo com o lixo produzido pelo próprio parque.
“O projeto dá um enfoque em que os professores possam trabalhar os temas de maneira interdisciplinar suprindo assim suas necessidades de conhecimentos na prática”, conta Miranda.
A idéia é que, após participar desta capacitação, os professores voltem para sala de aula e utilizem o conteúdo aprendido para preparar atividades mais lúdicas, além de provocar seus alunos para questões do dia-a-dia. Depois disso, os educadores voltam ao parque, agora com os alunos, para repetir as atividades. “Todas as atividades tem como foco principal a aprendizagem do aluno,” enfatiza o coordenador.
A capacitação ocorre ao menos uma vez por mês e tem carga horária de oito horas. Os professores também recebem material pedagógico sobre os temas abordados. Miranda ressalta a importância do programa. “Qualquer parque de diversão é um espaço não formal de ensino que pode proporcionar aprendizagem”, acredita Miranda.

http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/educadores/noticias/ge210905.htm

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader