Rede de SP recebe matrícula antecipada até sexta |
|
|
Publicado pelo UOL/Educação 26/09/2005 |
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e 645 municípios paulistas encerram sexta-feira (30/09) o prazo para a matrícula antecipada dos alunos do ensino fundamental. O cadastramento dos estudantes durante esse período garante a vaga nas escolas da rede pública estadual.
Durante o cadastramento antecipado, todas as escolas estaduais e municipais se transformarão em postos de matrícula para quem vai entrar na 1ª série do ensino fundamental, com seis anos completos ou a completar até o final de 2005 e que não freqüentam escola de educação infantil pública.
O mesmo prazo serve para a inscrição de crianças e adolescentes, a partir de oito anos, que estejam fora da escola. A matrícula poderá ser feita em qualquer série do ensino fundamental, inclusive na educação de jovens e adultos.
Na Capital, os pais dos estudantes da pré-escola municipal serão consultados previamente sobre o interesse em matricular seus filhos na 1ª série (Ciclo I), em uma escola pública estadual ou municipal em 2006, no período 1 a 15 de setembro.
De setembro a novembro deste ano serão compatibilizados os dados de demanda e oferta de vagas, com responsabilidades compartilhadas entre Estado e municípios, além da efetivação informatizada da matrícula por meio da distribuição dos alunos cadastrados.
As relações com os nomes de todos os alunos de 1ª série e demais alunos inscritos nas fases do programa também serão divulgadas nas escolas públicas a partir de 25 de novembro.
Além das listagens, a Secretaria de Estado da Educação enviará correspondência para os inscritos que não fizeram pré-escola na rede pública, ou seja, que vieram de pré-escola particular em 2005 ou para os que não freqüentaram escola em 2005, com indicação de escola para o ano letivo de 2006.
Atualmente, a rede estadual de São Paulo tem 2.954.353 alunos no ensino fundamental e 1.580.314 no ensino médio. O período de matrícula e transferência dos estudantes do ensino médio ainda não foi definido pelo governo do Estado, mas deverá ocorrer em novembro.
Cadastramento
Para fazer o cadastro, os pais ou responsáveis dos alunos devem se dirigir a qualquer escola estadual ou municipal - do ensino fundamental ou médio - perto de onde moram. Para que as informações sejam precisas, é aconselhável a apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade e comprovante de endereço.
O registro é feito online no Sistema de Cadastro de Alunos do Estado de São Paulo, com a emissão automática de um comprovante para o responsável. Havendo problemas de conexão, a ficha cadastral deverá ser entregue em papel. Os dados serão incluídos no sistema posteriormente.
http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u3961.jhtm
UOL/Educação
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|