Consulado da Itália dará lugar a centro cultural |
|
|
Publicado pelo O Estado de S.Paulo 27/09/2005 |
Serviço de vistos foi transferido de casarão em Higienópolis para prédio na Paulista
(Giovanna Balogh)
Depois de quase 40 anos instalados no imponente casarão de número 436 da Avenida Higienópolis, o Consulado Italiano mudou de endereço. A partir de hoje, os serviços serão oferecidos em um prédio maior, na Avenida Paulista, 1963.
Em contrapartida, os moradores da região vão ganhar um presente: até o fim do ano será inaugurado no local o Instituto Italiano di Cultura São Paulo (IICSP). O casarão, construído em um terreno de 2 mil m2, abrigará um teatro para até 250 espectadores e salas de aula para cursos sobre sobre a cultura e o idioma italiano.
O IICSP, órgão oficial do governo italiano, foi fundado em novembro de 1945, logo após o término da 2ª Guerra Mundial. Inicialmente, funcionava na Rua 7 de Abril. Em 1960 foi adquirida a atual sede, na Rua Frei Caneca, 1.071.
Segundo o diretor do instituto, Lillo Guarneri, a casa de 600 m2 ficou pequena para tantos alunos e atividades. "A casa da Frei Caneca continuará funcionando, mas a maioria das atividades estará concentrada na nova sede", explicou.
Parte da programação do instituto, que inclui exposições e apresentações musicais e teatrais, é gratuita.
O cônsul-geral da Itália na cidade, Gian Luca Bertinetto, espera que, antes da instalação do instituto, o prédio de Higienópolis seja restaurado "com a colaboração da comunidade italiana em São Paulo". O cônsul estima que somente na Grande São Paulo existam 7 milhões de descendentes de italianos.
Há planos, segundo ele, de fazer uma nova edificação com dois ou três pavimentos para o teatro. Como o prédio está em processo de tombamento, ainda é preciso autorização dos órgãos de patrimônio.
Desde que assumiu o cargo, em 2003, Bertinetto quer mudar o consulado de lugar. Naquele mesmo ano, a diplomacia italiana fez uma reclamação ao Itamaraty depois que ladrões armados invadiram o imóvel.
A nova sede, com sete andares e 5 mil m2, terá mais segurança e espaço para atender quem pretende obter vistos, passaportes, cidadania e aposentadorias. Em média, são atendidas por dia 160 pessoas no consulado da capital, que também é responsável pelo Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
"A idéia é modernizar para que as pessoas não tenham de vir toda hora ao consulado, queremos evitar as filas", disse o cônsul. O telefone do novo prédio é (0xx11) 3549-5699.
http://txt.estado.com.br/editorias/2005/09/27/cid021.html
O Estado de S.Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|