Iniciativa privada financia ensino de jovens |
|
|
Publicado pelo IG/Educação 27/09/2005 |
Empresas privadas que se preocupam com a responsabilidade social podem beneficiar milhares de crianças, jovens e adultos por meio da educação. Conheça os bons exemplos do Banco do Brasil, da Lafarge e da Texaco.
Arte para crianças carentes
O Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil atente a crianças e adolescentes que trabalham no Centro da cidade de São Paulo. Às quartas-feiras, das 17 às 19h, e aos sábados e domingos, das 11h30 às 13 horas, eles podem participar de atividades concebidas pela equipe de educadores do CCBB.
“Tendo em vista que são crianças trabalhadoras, elas necessitam de momentos de lazer e educação o que pode ser oferecido de forma planejada pelo CCBB”, afirma a coordenadora dos educadores do CCBB, Heloisa Margarido Sales. São realizadas atividades envolvendo pintura, desenho, um vídeo ou uma música que eles ouvem e discutem, além da visita às exposições. “Para estas crianças, que ficam até tarde na rua, não há uma programação pré-estabelecida, porque não se sabe quando eles vão aparecer”, conta.
Oportunidade internacional para jovens
A Lafarge, maior fabricante mundial de materiais de construção, está concluindo a última etapa de seu Programa de Formação Internacional École des Mines, realizado em vários países onde a empresa atua, inclusive no Brasil.
Após rigorosa seleção, dois estudantes de engenharia da PUC-Rio foram escolhidos para participar do programa e acabam de embarcar para a França, onde estudarão durante um ano na École Nationale Supérieure des Mines de Nancy, uma das mais renomadas universidades da Europa. Depois, os brasileiros farão um estágio de seis meses na sede do grupo, em Paris, e retornam em seguida para o Brasil.
Motoristas maduros e conscientes
A Texaco e a Fundação Educar promovem um concurso para caminhoneiros. O tema é “Uma história de vida e solidariedade com você na estrada”, na qual os participantes deverão relatar uma experiência própria ou de algum amigo, que tenha relação com solidariedade, família, segurança ou cidadania nas estradas. O principal objetivo é fortalecer a parceria com caminhoneiros e comunidades próximas.
As dez redações finalistas serão editadas em livro, produzido pela Fundação Educar e os três primeiros colocados ganharão kits com 50 exemplares da publicação e vários brindes. O regulamento e a ficha de inscrição da promoção podem ser obtidos nos postos Texaco participantes e através do Call Center ou Truck Centers DPaschoal.
Até o final de 2005 estão previstas 13 etapas do programa “Com Você na Estrada”, em estados de Norte a Sul do Brasil.
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/educacao/2125001-2125500/2125490/2125490_1.xml
IG/Educação
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|