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Culinária é incorporada ao currículo escolar


Publicado pelo Aprendiz 30/09/2005

Karina Costa
A culinária e a educação nutricional fazem parte do currículo de algumas escolas no Rio de Janeiro. A idéia é que a conscientização para o consumo de alimentos mais saudáveis esteja atrelada ao aprendizado das disciplinas escolares.
"Nosso objetivo é que os alunos conheçam melhor todos os alimentos e sua importância para a saúde. Mas, também implantamos este projeto na escola pela necessidade de se fazer um trabalho interdisciplinar em que os alunos pudessem construir conhecimentos em espaços diferenciados da sala de aula", conta a nutricionista Paula Prado Garcez, que está a frente do projeto de nutrição de um dos colégios que adotou esse prática, o Anglo-Americano.
O trabalho é desenvolvido com os alunos que cursam desde a educação infantil até a 4º série do ensino fundamental. Numa cozinha experimental, são feitas pesquisas, montagem de figuras com os alimentos, passeios em feiras e supermercados.
"Nestas atividades os cincos sentidos dos alunos são aguçados, é a partir daí que passamos pelas ciências. As cores e as formas dos alimentos nos ajudam no ensino das artes. E, o peso dos alimentos, a quantidade, a divisão, tudo isso nos remete a conhecimentos de matemática", explica a nutricionista de que forma as disciplinas tradicionais estão relacionadas às novas.
"Quando os alunos passam por uma experiência lúdica e prática, é muito mais fácil trabalharmos as disciplinas em sala de aula. Além disso, acabamos despertando a vontade do consumo de alimentos saudáveis que antes eles não tinham o hábito de comer. Essas crianças passam a pedir outros alimentos aos pais, então acabamos influenciando também numa alimentação de qualidade dentro de casa," diz Roberta Marques Sengo, coordenadora pedagógica de outro colégio que trabalha com culinária, o Pedra da Gávea.
Para os alunos com até dois anos, as aulas são mais focadas no aprendizado de noções básicas sobre nutrição por meio do tato e do paladar. Para os alunos com até sete anos, o passo a passo da receita facilita no aprendizado de matemática e português. A disciplina matemática é trabalhada no momento em que organizam a quantidade de alimentos para a receita. A escrita, a leitura e a interpretação de texto são instigadas no momento em que os alunos lêem e escrevem receitas nos livros.

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=a350bc5b0af4701001e78c963c788f08

Aprendiz

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