> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Othake diz ser seu dever atuar com comunidade


Publicado pelo Aprendiz 30/09/2005

(Priscila Albino)
"É meu dever como arquiteto, cidadão brasileiro e paulistano contribuir para a formação desses jovens". A fala é de um dos arquitetos mais badalados da atualidade: Ruy Othake. E refere-se ao trabalho que desenvolve junto à comunidade da favela Heliópolis, uma das maiores da cidade de São Paulo.
"Queria fazer um trabalho com a comunidade que fosse digno e com qualidade", disse o também paisagista durante a mesa redonda "Arte-ação: Lacunas e Articulação", promovida pela Cidade Escola Aprendiz para comemorar seu oitavo aniversário.
O arquiteto contou ter se surpreendido com a capacidade da comunidade e com a força de vontade de seus moradores para melhorar seu bairro. O primeiro projeto desenvolvido foi a pintura da fachada de 248 casas. Uma pesquisa junto aos moradores definiu as cores das casas e uma maquete foi apresentada aos moradores antes da execução do projeto.
"Não vejo fim para esses projetos", afirmou ao contar que, em 15 dias, decidiu e implantou com os moradores uma biblioteca comunitária no lugar. "O importante não é o que se faz, é o que motiva a fazer".
Opinião parecida tem o artista plástico José Roberto Aguilar, outro dos debatedores da mesa. "O hip-hop nunca deixará de ser uma cultura forte, de dignidade solidária. Essa cultura é muito pulsante. Quando entramos em contato com essa comunidade vimos a capacidade de mobilização do comunitário", afirmou

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=a38fe4140af4701001e78c963af37464

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader