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EERP disponibiliza via internet exercícios de aula


Publicado pela Agência USP de Notícias 03/10/2005

A ferramenta é um guia para professores com todas as instruções para utilizar recursos da informática em cursos presenciais e a distância. É possível a formação de fóruns de discussão sobre um determinado assunto da disciplina

Na chamada "sociedade da informação", pesquisadores de diversas áreas buscam recursos e ferramentas para a disseminação cada vez maior do conhecimento. Atendendo a essa demanda, um guia para professores com todas as instruções para utilizar recursos da informática em cursos presenciais e a distância é o trabalho de mestrado do analista de sistemas Carlos Alberto Seixas.

Com a pesquisa desenvolvida na Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto (EERP), Seixas criou um sistema informatizado capaz de conter em seu interior cursos a distância acessíveis via internet. Oferece alternativas e práticas inovadoras para os professores nos cursos presenciais e a distância, disponibilizando, por exemplo, listas de exercícios, leituras, quadro de notas e estatísticas de desempenho dos alunos.

No processo de criação, o analista elaborou um curso de microinformática básico e testou a funcionalidade da plataforma, pré-estabelecida, que foi sendo aprimorada ao longo do piloto e que tinha conteúdo voltado ao ensino de enfermagem. O processo se desenrola da implantação do software até o estágio posterior ao oferecimento de um curso, quando então são analisados os dados obtidos do processo de acompanhamento do curso a distância.

No seu estudo, o pesquisador utilizou uma plataforma de ensino a distância no ambiente da EERP. Mas conta que os conceitos e técnicas podem ser utilizados em qualquer plataforma de ensino a distância, para que professores e outros profissionais possam iniciar suas atividades no ambiente virtual de ensino e aprendizagem.

Os elementos de todo sistema da plataforma são os estruturais, compostos por componentes de rede de dados como servidor de rede, sistema operacional, requisitos de segurança, banco de dados, infra-estrutura e o sistema Teleduc, um software criado pelo Núcleo de Educação a Distância da Unicamp. Outro elemento são os ativos, formados pelos recursos humanos que podem assumir funções de administrador, dinamizador, tutores, professores e alunos. Também foram definidos todos os passos para a criação de um curso dentro dessa plataforma.

Origem do projeto
O trabalho teve início com um amplo estudo sobre o uso da vídeo-conferência para cursos a distância, que foi realizado pela enfermeira Simone Godoy, no Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação no Professor de Enfermagem (GEPECOPEn), com sede física no Centro de Comunicação & Enfermagem, da EERP.

Seixas explica que são dois recursos diferentes. A vídeo-conferência são aulas on-line, o professor e o aluno estão simultaneamente participando do conteúdo e interagindo naquele ambiente. Já a educação a distância não é necessariamente para essa interação sincrônica, tem recursos de bate-papo, mas é desvinculada do ambiente que necessita da presença da pessoa para efetivamente haver a comunicação. "Entretanto a vídeo-conferência pode ser uma ferramenta da plataforma de educação a distância", conta Seixas.

A orientadora do trabalho, professora Isabel Amélia Costa Mendes, ressalta que se o professor criar uma disciplina nesse ambiente virtual, nessa plataforma, ao mesmo tempo em que oferecer uma disciplina presencial, pode valer-se da ferramenta para dinamizar as aulas, dando oportunidade para o aluno ter conteúdos, exercícios e bibliografias complementares. São várias as possibilidades de uso da plataforma, como, por exemplo, a promoção um fórum de discussão sobre um determinado assunto da disciplina.

http://www.usp.br/agen/repgs/2005/pags/217.htm

Agência USP

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