> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Curso na USP engloba turismo e lazer


Publicado pelo UOL/Educação 04/10/2005

O curso de turismo recebeu uma ampliação na nova opção de graduação oferecida pela USP Leste. Segundo Beatriz Helena Lage, coordenadora do curso de lazer e turismo da instituição, a proposta é estudar maneiras de promover entretenimento para as pessoas sem que elas precisem, necessariamente, viajar.

"Turismo pressupõe que a pessoa saia de casa, nem que seja por pelo menos 24 horas. Queremos promover lazer para as pessoas que passam o feriado ou o fim de semana em outra cidade ou na sua própria", disse Beatriz.

Após a graduação, o profissional pode atuar em animação cultural, lazer e recreação; no campo da hotelaria e de eventos; além de operadoras turísticas e sistemas de reservas, entre outros.

Com base em pesquisa realizada pela USP Leste sobre os cursos e profissões de maior interesse na cidade de São Paulo, a área de lazer e turismo se destacou no ranking das preferências investigadas. "Trata-se de uma atividade ainda muito procurada. Já existe bastante produção literária e científica da área desenvolvida, mas, em lazer, ainda há carência de pesquisas", afirmou Beatriz.

Segundo Hildemar Silva Brasil, coordenador do curso de turismo do campus Butantã da USP, tanto o bacharelado em turismo quanto o lazer e turismo têm um enfoque em comum: "Ambos visam à formação de profissionais com massa crítica capaz de compreender e propor soluções para os problemas enfrentados pela atividade".

Para aumentar as chances de ser bem-sucedido na profissão, Beatriz ressalta a importância do aprendizado de idiomas. "Infelizmente, o investimento com os cursos tem de vir de iniciativa própria, já que não há línguas na grade do curso."

"Saber inglês hoje em dia não é mais um diferencial, e sim uma obrigação. Aconselho sempre os meus alunos a aprenderem mandarim, pois a China deve ser o principal destino turístico em um período de dez ou 15 anos", disse Nadja Oliveira, coordenadora do curso de turismo da Universidade Metodista de São Paulo.

De acordo com Nadja, o mercado atual exige um profissional com formação ampla, que seja generalista e especialista ao mesmo tempo, que esteja capacitado a lidar com novas tecnologias e que saiba se relacionar bem com as pessoas. "Relacionamento é a base de tudo nesta profissão", disse Nadja.

Hildemar destaca ainda que o futuro profissional deve estar ciente da multidisciplinaridade do curso de turismo, além de ter flexibilidade, disponibilidade, iniciativa e liderança.


Especialização

Segundo professores do curso, a especialização é uma tendência ainda na graduação. A Universidade Anhembi Morumbi, por exemplo, terá, em sua grade do próximo ano, o curso de ecoturismo e turismo de aventura. A própria USP tem planos de voltar o turismo para a área rural e de patrimônio histórico. "O mercado está exigindo que o curso não seja tão amplo", disse Beatriz.

http://vestibular.uol.com.br/ultnot/2005/10/04/ult798u12044.jhtm

UOL/Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader