> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Cidadãos cuidam da fauna e da flora


Publicado pelo Aprendiz 07/10/2005

(Mariana Gallo )
Cerca de oito mil cidadãos já foram capacitados para ajudar na fiscalização e na proteção da fauna e da flora brasileiras. A iniciativa do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) tem o objetivo de unir a sociedade civil em torno da gestão ambiental. "O programa pretende fazer com que a comunidade crie políticas de proteção à natureza", afirma Juliana Simões, coordenadora do projeto.

Chamado de Agentes Ambientais Voluntários, o projeto não tem a intenção de suprir a falta de funcionários da entidade. "O projeto tem o objetivo de tornar a comunidade agente de desenvolvimento local para a preservação da fauna e da flora", insiste a coordenadora. "Nossa intenção não é passar para a sociedade civil os problemas e responsabilidades da instituição".

O curso, que capacita os voluntários nas áreas de fiscalização, legislação e educação ambiental, é dado de acordo com a localização da comunidade e a geografia do lugar. A partir daí, os voluntários passam a trabalhar em seus projetos em conjunto com o Ibama. "As pessoas formadas não poderão aplicar multas ou punições, mas as denúncias feitas por elas terão prioridade", explica.

Iniciado em maio passado, o programa concentra cerca de 70% de seus voluntários nos estados do Pará e Amazonas. Grande parte deles são indígenas, pescadores e pessoas que moram nas comunidades próximas às florestas. Além disso, "a maioria dessas pessoas tem uma relação muito próxima com a floresta". Isto facilita o trabalho dos voluntários em mostrar que é responsabilidade de todos a preservação da fauna e da flora.

Os voluntários são importantes também porque ajudam a levar para regiões mais distantes a importância do planejamento ambiental e da preservação dos recursos naturais. "Em muitos casos os voluntários chegam a comunidades de difícil acesso, onde a equipe do Ibama não consegue entrar", comenta.

O voluntário, indicado por entidades não-governamentais ou associações de moradores, apresenta ao Ibama um projeto de gestão ambiental. Depois de ter o projeto aprovado pela entidade, a pessoa é encaminhada para o curso de capacitação em gestão ambiental. "O curso é importante para que as pessoas aprendam não só as questões ambientais como também a legislação ambiental".

http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=c6fb91270af47010001a13998b54df47

Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader