> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Cai matrícula nos ensinos fundamental e médio


Publicado pelo UOL/Educação 07/10/2005

Dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica 2005 apontam que houve redução do número de matrículas nos ensinos fundamental e médio no Brasil, em relação a 2004. Em todo o país, a retração foi de aproximadamente 1,3%, segundo relatório divulgado nesta quarta-feira (5/10) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). As razões desta variação estão sob análise da instituição.

Em contrapartida, a pesquisa aponta aumento de 4,35% nas matrículas da educação infantil, em relação a 2004. A formação profissional também teve crescimento (16,48%) nos últimos dois anos e já conta com 705.628 estudantes.

Segundo o Inep, há atualmente no Brasil 55.471.755 alunos matriculados em 207.214 escolas de ensino básico.

A edição de 2005 é a primeira em que o censo coletou informações de raça e cor. Os números aferidos demonstram que 46,25% dos alunos são pardos, 41,43% brancos, 9,9% pretos, 1,55% amarelos e 0,87% indígenas.

Apesar de ainda não estarem consolidados, os dados foram anunciados em atendimento à Lei nº 9.424, de 1996, cujo texto dá aos Estados e municípios um prazo de 30 dias para apresentar recursos e retificar as informações, caso necessário. Até sexta-feira (7/08), o relatório será publicado no Diário Oficial da União.

O censo é um levantamento estatístico-educacional anual, de âmbito nacional. Também é a base de informações para a transferência de recursos para os governos estaduais, municipais e todos os programas do governo federal de apoio ao desenvolvimento da educação básica brasileira, tais como Fundef (Fundo para o Desenvolvimento do Ensisno Fundamental), Livro Didático, Biblioteca Escola e Alimentação Escolar.

Após esta primeira etapa de 30 dias, o Inep terá mais 30 para avaliar as alterações sugeridas e só depois os dados definitivos receberão tratamento e análise.

Mais do que uma aferição do número de matrículas, o censo traz informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, rendimento, movimentação escolar, acesso ao transporte para as escolas e sobre as funções docentes no ensino básico.

http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u4022.jhtm

UOL/Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader