Sala itinerante leva teatro e cinema ao interior |
|
|
Publicado pelo O Estado de S.Paulo 07/10/2005 |
(Patrícia Villalba)
Cidades do interior que não têm cinema vão receber uma sala itinerante, onde serão apresentados dois filmes e duas peças de teatro. O programa Estradafora em Todos os Cantos, parceria entre a Secretaria da Cultura e a ONG Teatro de Tábuas, foi lançado ontem, na frente da Sala São Paulo. "São dois projetos que se somam: o Todos os Cantos, do governo do Estado, e o Estradafora, do Teatro de Tábuas", disse o secretário João Batista de Andrade.
Na tenda inflável, com 300 lugares, foi apresentado Castelo Rá-Tim-Bum, de Cao Hamburger, para crianças do Projeto Guri. Mas o projeto começa para valer no dia 28, quando a tenda será montada em Lindóia. No dia 23, será feita apresentação especial do filme Lisbela e O Prisioneiro, de Guel Arraes, numa unidade da Febem.
O projeto vai passar por 88 cidades, escolhidas entre as de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O investimento, de R$ 1,8 milhão, é partilhado entre a secretaria - que entra com R$ 600 mil - e patrocinadores, por meio da Lei Rouanet. Cada cidade terá oito apresentações de teatro - os espetáculos O Flautista Mágico e Auto de Passagem, do Teatro de Tábuas - e duas de cinema. Além de Rá-Tim-Bum, será apresentado Cabra-Cega, de Toni Venturi. "As produtoras têm colaborado com o projeto, porque não estão cobrando os direitos autorais. É um esforço concentrado para expandir o público de cinema no Estado", diz o secretário, ele mesmo cineasta.
O Estradafora vai funcionar como atividade de apoio para as bibliotecas inauguradas nessas cidades pelo projeto Um Estado de Leitores. "É uma maneira de movimentar as bibliotecas, porque, além do cinema e do teatro, serão oferecidas oficinas de arte à população", diz João Batista. Ainda nesse esforço, a secretaria lança no dia 24 um concurso literário - Meu Bairro, Minha Cidade.
http://txt.estado.com.br/editorias/2005/10/07/cid023.html
O Estado de S.Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|