Fies abre inscrições para estudantes de todo país

Publicado pelo UOL/Educação 10/10/2005

O MEC (Ministério da Educação) inicia nesta segunda-feira (10/10) as inscrições ao Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Este ano, o governo federal ampliou a oferta para 100 mil vagas e reduziu para até 50% o benefício que antes chegava a 70% do valor da mensalidade do curso superior.

Os estudantes terão até o dia 28 de outubro para preencher a ficha de inscrição, que estará disponível no site da Caixa. A ficha deve ser impressa em duas vias e entregue à instituição do aluno até 31 de outubro.

"Apenas os alunos já matriculados em curso superior poderão fazer a inscrição no programa", disse Celso Carneiro Ribeiro, diretor do departamento de modernização e programas da educação superior.

Em 1º de novembro, o MEC divulgará a relação dos inscritos e, em 21 de novembro, a dos selecionados.

Segundo o ministro Fernando Haddad, 100 mil é o maior número de contratos desde a criação do fundo, em 1999. A oferta anterior mais significativa havia sido registrada em 2002, quando o MEC distribuiu 62 mil financiamentos. Desde 1999, o Fies já beneficiou 320 mil estudantes de universidades particulares.

Benefícios e procedimentos
Os beneficiados terão 50% de financiamento das mensalidades. "O benefício será retroativo a este semestre", disse o diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, Celso Ribeiro Carneiro. Os juros do Fies são de 9% ao ano.

O pagamento deverá ser feito pelo aluno após a formatura, com prazo igual ao do curso, mais 50%. Se o estudante demorar quatro anos para se formar, por exemplo, terá seis para quitar a dívida. A cada trimestre, ele deve pagar à Caixa Econômica Federal uma taxa de R$ 50.

Segundo o MEC, as instituições de ensino superior devem viabilizar o acesso à Internet para estudantes que não tiverem meios de fazer a inscrição.

Têm preferência no acesso ao Fies os estudantes que cursaram o ensino médio completo em escolas da rede pública, não têm curso superior completo, não têm residência própria e têm mais de um membro da família sem bolsa de estudo em instituição de ensino superior privada.

Bolsistas do Prouni (Programa Universidade para Todos) foram contemplados em agosto e não entram no cálculo das novas vagas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 2104-8757

UOL/Educação