Erros gramaticais em livros infantis |
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Publicado pela Agência ANDI Notícias 11/10/2005 |
(Tatiana Clébicar)
Pais e professores encontram um novo inimigo para a formação educacional de crianças: problemas gramaticais nos livros infantis. Muitos deles estão repletos de erros de português, o que pode afetar de forma decisiva os pequenos leitores. Entretanto, o problema não se resume apenas a livros de ficção, eles também são observados em materiais didáticos, recomendados por escolas ou assinados por grandes autores. “Passei a fazer uma seleção ainda mais cuidadosa na hora da minha filha de 5 anos ter contato com esse tipo de conteúdo. Mas, se durante a leitura encontro alguma coisa, mostro a ela o que está errado e explico o porquê”, disse a ex-alfabetizadora Gisele Ribas. Ela critica ainda uma nova campanha publicitária destinada aos mais novos. “Uma rede de fast-food está oferecendo bichinhos de pelúcia com nomes grafados de maneira incorreta, numa tentativa de imitar a linguagem infantil. É lamentável, já que a promoção sugere um reforço auditivo e visual de erros, que possivelmente serão reproduzidos pelas crianças”. “A existência de erros, que é inegável, vai contribuindo para que a língua escrita da criança seja defeituosa. Na língua falada, não há erros, há usos. Mas nos livros busca-se a norma escrita culta. Se os alunos tomam conhecimento, pelos olhos e não pela fala, de formas erradas, isso só vai prejudicá-los no futuro”, afirmou o pesquisador do setor de filologia da Fundação Casa de Rui Barbosa, Adriano da Gama Kury.
http://www.andi.org.br/noticias/templates/clippings/template_infancia.asp?articleid=8926&zoneid=2
O Globo
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