Projeto capacitará 20 mil jovens para o Pan 2007 |
|
|
Publicado pelo Aprendiz 13/10/2005 |
(Mariana Gallo)
Aproveitando os benefícios que os Jogos Pan-americanos de 2007 irão trazer para a cidade do Rio de Janeiro, cerca de 20 mil jovens deverão ser treinados para uma nova profissão e ao mesmo tempo terão a chance de ajudar no combate à violência. "A idéia do projeto é dar para os jovens carentes uma oportunidade que não seja o trafico de drogas", explica Newton Oliveira, coordenador das atividades.
Trata-se do Projeto Segurança Cidadã, composto por 18 ações que serão realizadas durante os jogos. O programa irá capacitar jovens das comunidades carentes próximas às cedes dos jogos e vilas olímpicas. As novas profissões a serem ensinadas vão desde guia turístico a ajudante de alvenaria. Os responsáveis e realizadores do projeto são a SENASP (Secretária de Segurança Publica do Rio de Janeiro, ligada ao Ministério da Justiça), a FIRJAN (Federação das Industrias do Rio de Janeiro) e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
Um dos pilares do Segurança Cidadã é a realização de cursos específicos como, por exemplo, o de guia turístico, que incluirá aulas de inglês, espanhol e outra sobre os pontos turísticos do Rio de Janeiro.
"A proposta não irá apenas produzir efeito durante os jogos, mas deixar um legado cívico e social para a cidade do Rio de Janeiro", afirma Oliveira. "A nossa intenção é que, depois dos jogos, os jovens se organizem em cooperativas e entrem no mercado de trabalho", completa o coordenador.
Algumas parcerias ainda estão sendo realizadas como, por exemplo, o plano de ação com o Corpo de Bombeiros, que deverá capacitar os jovens em primeiros socorros e atendimento de emergência.
http://aprendiz.uol.com.br/content.view.action?uuid=e0d74b5c0af47010001a1399d6b10dd0
Aprendiz
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|