Quinta-Feira , 16 de Maio de 2024

TV Educativa deve ter foco no espectador

Publicado pela Agência USP de Notícias 01/11/2005

Interação entre academia e TV pública levou novos modelos de comunicação para a emissora e propiciou aprimoramento dos funcionários. Estudo avaliou transformações do conceito de cultura quando aplicado à produção de sentidos na TV.

(Charles Nisz)
Estabelecer políticas públicas para uma tevê educativa com foco no espectador. Mudar a visão elitista e promover uma programação mais abrangente. Esse foi o desafio empreendido pela jornalista Liana Milanez ao assumir a direção da TVE-RS em janeiro de 2003. O objetivo era descobrir qual a relação entre a cultura e a produção midiática para aqueles que produzem conteúdo numa TV pública.

Esta experiência profissional resultou num estudo que avaliou quais as aproximações de um conceito "ideal" de cultura e as transformações por ele sofridas quando aplicado ao cotidiano de uma tevê publica regional. A dissertação de mestrado de Liana foi apresentada na Escola de Comunicação e Artes (ECA), da USP, em setembro deste ano.

A pesquisadora investigou qual era a noção de espaço público e levou novos modelos da produção acadêmica para o publico interno - os produtores de sentido que trabalhavam na formulação dos programas da TVE-RS.

Os funcionários da emissora tiveram acesso a seminários e treinamentos. Estes eventos, segundo a pesquisadora, surtiram efeito na qualidade técnica e de conteúdo da programação da emissora. "A intenção era fazer uma grade mais plural, abarcando toda gama de espectadores e projetar a TVE-RS na rede nacional de tevês públicas.", diz Liana.

Liana conta que essas medidas tiveram boa aceitação por parte da equipe e se revelaram eficazes na melhoria da programação. "Mas o entendimento da cultura daqueles que produzem televisão no Brasil ainda guarda uma visão reducionista e elitista. Os produtores de sentido ainda não se percebem como mediadores de cultura ao reportar os fatos", enfatiza a pesquisadora.

Afastamento
Após 15 meses na direção da TVE-RS, Liana deixou o cargo por motivos de ordem externa. Esse fato acabou propiciando o afastamento necessário para a conclusão do estudo, diz Liana.

Isso mudou o foco da pesquisa da observação direta para uma análise de conteúdo de 25 textos recebidos dos profissionais da TVE-RS com os quais a jornalista trabalhou. "A intenção foi identificar os pontos convergentes sobre cultura, mídia e TV pública na perspectiva desses produtores de sentido.", explica ela.

Para Liana, um dos aspectos mais importantes foi mostrar a viabilidade da integração entre a TV pública e a Universidade, amparada nos estudos de mediação social. Estabelecer políticas para as tevês públicas que levem em conta a "ética e a participação do espectador, além da técnica e da estética", finaliza a pesquisadora

Agência USP