Banco de dados do Argus disponibiliza imagens |
|
|
Publicado pela Agência USP de Notícias 08/11/2005 |
O acervo é composto, em sua maioria, por fotos tiradas para o Jornal e para o Cerimonial da USP. Também é possível encontrar as coleções das publicações da CCS, como a Revista USP. O setor faz ainda a indicação de especialistas para a imprensa.
(André Benevides)
Poucas pessoas sabem, mas a USP mantém um acervo iconográfico com cerca de 50 mil imagens que pode ser consultado gratuitamente pelo público, sem necessidade de vínculo com a Universidade. Com registros a partir de 1950, o arquivo do Argus Documentação é composto por peças cuja grande maioria tem relação a acontecimentos do cotidiano uspiano. "Principalmente fotografias tiradas para o Jornal da USP e para o Cerimonial da Universidade", lembra Alzira Pedrazani, supervisora do setor. O Argus integra a Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online (Dvidson) da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS).
É até difícil imaginar o valor deste acervo, se levarmos em conta a grande diversidade de intelectuais, artistas e personalidades que já passou pela USP, seja nos quadros docentes ou discentes, e que tem chances de figurar no arquivo. Com um pouco de sorte e muita paciência é possível encontrar verdadeiras raridades. Não é preciso marcar horário para ter acesso às fotografias, basta comparecer ao setor entre as 8 e as 16 horas dos dias úteis.
Algumas fotografias, inclusive, começam a ser escaneadas e disponibilizadas pelo Banco de Dados Online do Argus (http://dedalus.usp.br:4500/ALEPH/por/arg/arg/argus/start). Em fase de testes, as digitalizações são exibidas em baixa resolução e, caso os interessados desejem utilizá-las é preciso solicitar pelo e-mail argusdoc@usp.br.
Quem quiser pode acompanhar, por exemplo, a cronologia da Praça do Relógio, um dos marcos do campus da Cidade Universitária a USP. Entre as cerca de 60 imagens digitalizadas, o internauta consegue descobrir que a vegetação da área é dividida em quatros partes, representando a flora da Mata Atlântica, da Mata de Araucárias, do Cerrado e da Restinga. Ou ainda desvendar o significado dos painéis que decoram a torre do relógio, que fazem alusão à Realidade e à Fantasia.
Cumprindo a missão de preservar a memória da USP, o Argus Documentação mantém coleções completas de diversas publicações da CCS, como da Revista USP e do Jornal da USP. Mídias eletrônicas, como o Boletim da Agência USP de Notícias, também são conservadas em suas íntegras.
Fontes
O trabalho do Argus não se resume apenas a contar a história da Universidade. Outro serviço prestado pelo setor, e talvez o mais utilizado por pessoas de fora da comunidade, é a indicação de especialistas para comentar assuntos específicos. "Fazemos a ponte entre o público externo, como jornalistas, instituições e órgãos governamentais, e pesquisadores da USP", explica Margarete Pires Grande, responsável por este tipo de atendimento. Além da própria base do Argus, também são utilizadas nesta função diversas outras, como a Dedalus (http://dedalus.usp.br:4500/ALEPH/por/USP/USP/DEDALUS/START), do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP, a do Portal da USP (http://www.usp.br/) e a da Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/pl/), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Dada a relevância de poder indicar centenas de docentes da maior universidade do Brasil, Alzira e Margarete concordam que o serviço ainda é subutilizado. Em 2004 foram prestadas 1.705 assistências, principalmente para jornalistas de grandes veículos da imprensa. De forma rápida e eficiente - as requisições costumam ser feitas pelo telefone -, são listadas algumas eventuais fontes ou é explicada a melhor maneira de consultar os bancos de dados. Assim como todos os outros serviços, este é gratuito e aberto ao público em geral.
O Argus Documentação fica na sala 262 do prédio da Antiga Reitoria, à Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, Cidade Universitária, São Paulo.
http://www.usp.br/agen/repgs/2005/pags/254.htm
Agência USP de Notícias
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|