Une protesta contra aumento das mensalidades |
|
|
Publicado pela Folha Online 08/11/2005 |
A UNE (União Nacional dos Estudantes) promove nesta terça-feira manifestações contra o aumento abusivo de mensalidades.
Durante o chamado Dia Nacional Contra o Aumento Abusivo das Mensalidades, os estudantes devem promover atos no Congresso e em cidades como São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Salvador.
Segundo a UNE, o objetivo das manifestações é chamar a atenção das autoridades para aumentos nos valores das mensalidades do ensino superior, que geralmente é anunciado nos meses de novembro e dezembro.
Uma comissão deverá se reunir com o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B), que receberá a proposta de um novo projeto de lei de mensalidades.
De acordo com a UNE, entre as mudanças sugeridas estão o condicionamento do reajuste da mensalidade à negociação, a partir das planilhas de custo, com uma comissão formada por pais, alunos, funcionários e representantes da instituição; e a garantia de matrícula ao aluno inadimplente, em caso de sinalização de parte do pagamento das mensalidades.
Nos protestos, os estudantes devem pedir também o fim da resistência das instituições particulares em relação à construção dos centros acadêmicos. A UNE quer, ainda, pedir que a reforma universitária seja acelerada.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u18012.shtml
Folha Online
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|