Livros e exposições sob a Consolação

Publicado pelo O Estado de S.Paulo 11/11/2005

Passagem de pedestres sob a avenida, fechada desde abril, será reinaugurada amanhã e receberá eventos culturais

(Marisa Folgato)
Livreiros, exposições e performances estão prestes a dar vida nova à passagem de pedestres sob a Rua da Consolação, na altura da Avenida Paulista, interditada desde abril. Ela será reaberta amanhã, às 14 horas, como Galeria do Livro, integrando o evento Virada Cultural: 24 horas seguidas de programação gratuita, com 3 mil artistas, no fim de semana.
A oferta do novo espaço pela Subprefeitura da Sé acalmou os ânimos dos livreiros expulsos da Rua Augusta numa blitz da Prefeitura em setembro, que poderão expor os livros na galeria todos os dias. "Virão vendedores também da Paulista e da Consolação, nove no total", disse o livreiro Adriano Lima, de 31 anos, 16 de profissão. "Estamos vendo a divisão do espaço para não prejudicar a passagem dos pedestres nem o acesso dos clientes." Cerca de 30 mil pessoas costumavam circular pelo local por dia.

A intenção é instalar estantes com, no máximo, 1,30 de altura. "Vai ser tudo padronizado." Para outro livreiro, Vítor Fabrício Machado Souza, de 18 anos, o espaço vai ganhar segurança com livros. "Havia um vigia, mas foi tirado e a situação ficou complicada até a galeria ser fechada", disse Souza.

SEGURANÇA

Segundo a Subprefeitura da Sé, o segurança era mantido pela Secretaria Municipal da Cultura na gestão anterior, mas o contrato venceu no ano passado e não foi renovado. Está sendo estudada a vinda de guardas-civis para o espaço, mas a subprefeitura ressaltou que a Polícia Militar já tem uma base bem próximo da entrada da passagem.

A reforma foi feita pela subprefeitura, com material e mão-de-obra próprios. A galeria, cujas atividades serão administradas pela Secretaria da Cultura, tinha sido reformada na gestão anterior, mas havia problemas como falta de energia elétrica e infiltração de água, ocorrida após a instalação de uma escada no canteiro central da Consolação para facilitar o acesso dos passageiros do Passa-Rápido. O espaço recebeu pintura nova e correção da infiltração.

A subprefeitura está fechando parceria com o cinema HSBC Belas Artes. Em troca da exposição dos cartazes dos filmes, a empresa pagaria a conta de luz da galeria. Vai ser recolocada também a porta de vidro quebrada na comemoração da vitória do São Paulo na Taça Libertadores da América, em julho.

Além dos livreiros, que serão uma atração permanente, a Galeria de Livros vai ser palco amanhã de exposição do acervo do Centro Cultural São Paulo e de duas apresentações. Às 18h30, haverá o Andares Andrades, com Nilson Muniz e Ricardo Nash. Às 20h30, Moda à Terra, também com Ricardo Nash.

A Virada Cultural recebeu R$ 2,5 milhões da Prefeitura para oferecer 24 horas de eventos em 111 locais. A programação está no site www.viradacultural.com.br. O metrô vai esticar o funcionamento até as 2 horas de domingo. Alguns trens da CPTM também funcionarão de madrugada.

O estado de S.Paulo