> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
De olho no jovem leitor brasileiro


Publicado pelo O Estado de S.Paulo 17/11/2005

Até domingo, editoras ocupam a Oca com evento que terá debate sobre formas alternativas de fisgar o público

(Flávia Guerra)
Uma feira de livros que não tem como foco principal grandes nomes das letras, nem lançamentos arrasa-quarteirões, o paraíso dos apaixonados pela leitura, que adoram garimpar bons títulos, novidades e abrir espaço para novos talentos. Pois essa feira existe e será realizada de hoje a domingo na Oca.
A Primavera dos Livros, evento anual promovido pela Liga Brasileira de Editores (Libre), vai reunir mais de 80 editoras médias e pequenas que buscam o chamado "diferencial editorial e gráfico" em suas publicações. Para começar, na Primavera, todos os estandes de todas as editoras têm o mesmo tamanho, não importando o número de títulos nem o tempo de existência de cada uma. Além disso, os editores estão a postos nos estandes, prontos a discutir o conteúdo de seus livros e o mercado editorial brasileiro. As discussões não se restringem a papos informais. Durante toda a feira haverá debates, lançamentos e atividades para o público adulto e também infantil.

Entre os debates, ganham destaque amanhã, às 17h, Literatura na Sala de Aula. Às 20h, Antonio Candido profere palestra especial e receberá homenagem no domingo, às 17h. No sábado, é a vez de discutir, entre outros temas, Entrevistas, Literatura e Jornalismo, às 17h. Em seguida, às 19h, ocorre o Sarau Literário com vários autores. Imperdível a leitura dramática de Grande Sertão: Veredas, às 21h. No domingo, Como Aproximar o Jovem da Literatura é discussão obrigatória, haja vista a queda que o mercado editorial vem registrando nos últimos anos. O número de lançamentos, edições e reedições tem caído no Brasil. Além disso, segundo dados de pesquisa encomendada pela própria Libre ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), desde 1995 a venda de livros no Brasil caiu pela metade, apesar de o Produto Interno Bruto (PIB) ter apresentado crescimento de 16%. O mercado tem sua tábua de salvação nas vendas para o governo federal, responsável pela compra de um terço da produção no País.

Por isso, lançamentos são sempre bem-vindos. No sábado, a editora Musa lança Faculdade de Música Carlos Gomes, de Sônia Albano de Lima. A Íbis Libris traz O Homem Voador, de Ricardo Jácomo, e a Artepaubrasil e Manuela Editorial, O Encanto da Lua Nova, de Alonso Alvarez. Chico César lança pela Garamond Cantáteis - Cantos Elegíacos de Amizade.

Para as crianças, destaque para a homenagem a Miguel de Cervantes, no sábado, às 11h, com a 'contação' da história do livro O Cavaleiro do Sonho, de Ana Maria Machado. Também no sábado, às 17h, a oficina de desenho Brincando com o Abaporu, com Carla Caruso, autora de A Infância de Tarsila do Amaral. Carla conta uma história fictícia sobre o quadro Abaporu, baseada na vida de Tarsila do Amaral. Serviço Primavera dos Livros. Oca. Av. Pedro Álvares Cabral, Pq. do Ibirapuera, portão 2. Hoje, das 14h30 às 21h; amanhã, das 14 às 21h; sáb., das 11 às 22h; dom., das 11 às 19h. Atividades infantis: das 11 às 20h. Programação completa em www.libre.org.br. Até 20/11.

http://txt.estado.com.br/editorias/2005/11/17/cad004.html

O Estado de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader