> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Maratona do vestibular em SP começa neste domingo


Publicado pelo Globo Online 17/11/2005

(Bartira Betini)
Começa neste domingo, dia 20, a maratona do Vestibular-2006 nas universidades públicas de São Paulo. Cerca de 320 mil inscritos disputarão menos de 20 mil vagas nas três universidades públicas do estado. A primeira prova será a da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A primeira fase da Fuvest - seleção para a USP (Universidade de São Paulo), Academia da Polícia Militar do Barro Branco e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia - será no domingo seguinte, dia 27. Os candidatos à Unesp (Universidade Estadual Paulista) terão mais cinco semanas de preparação: as provas estão marcadas para os dias 18, 19 e 20 de dezembro.

Estão inscritos quase 320 mil candidatos às 19.251 vagas oferecidas pelas três universidades.

A proporção é de quase 17 candidatos por vaga. Na Unesp, isoladamente, a disputa será mais acirrada. A universidade recebeu 15.351 inscrições para 460 vagas, o que estabelece que apenas um em cada grupo de 33 candidatos terá direito à matrícula.

Para os vestibulandos, essa é a reta final de um longo período de estudos e revisões. Neste momento, um dos principais inimigos do estudante pode ser o estresse, o cansaço ou a ansiedade. Ao mesmo tempo, é comum ter dúvidas sobre esses últimos momentos de preparação. Veja as dúvidas mais comuns dos vestibulandos e algumas dicas de André Meller, coordenador do Serviço de Psicologia do Cursinho da Poli.

1 - Estou muito cansado e ansioso para as provas. Posso fazer algo para melhorar minha condição?

É normal que os candidatos aos vestibulares estejam muito ansiosos nessa época, assim como cansados após um ano ou seis meses de preparação para as provas. Fazer as últimas revisões e leituras é algo que pode aumentar a segurança e diminuir a tensão pré-provas. Porém, não adianta tentar revisar todo o conteúdo do ano em poucas semanas. Estabelecer matérias prioritárias e dedicar mais tempo a elas é uma das possibilidades. Também é importante que o candidato dedique tempo ao descanso e ao lazer, para que tenha condições de fazer a maratona de provas que vem por aí

2 - O vestibular é o único caminho para se conseguir diploma de uma profissão que dê segurança financeira?

Apesar da grande valorização do vestibular e do ensino superior na atualidade, lembremos que apenas uma pequena parte da população brasileira fez um curso universitário. De todos aqueles que não fizeram o 3º. Grau, há inúmeros casos de pessoas bem sucedidas e realizadas profissionalmente em diversos tipos de trabalho. É interessante percebermos que, apesar de importante, a universidade não é o único caminho para a construção de uma boa carreira profissional.

3 - Acabei de saber do número de candidatos por vaga do curso que vou prestar, e é um número muito alto. Isso significa que é um curso muito difícil de entrar?

Na última semana tivemos a divulgação do número de candidatos por vaga na Fuvest, o que costuma causar grande apreensão nos vestibulandos. Em geral, olha-se esse número como um indicador da dificuldade de entrar no curso. Porém, não é bem assim. A proporção corresponde á divisão do número de inscritos na carreira pelas vagas ali existentes. Muitas vezes, os cursos com proporção mais alta são aqueles com um número pequeno de vagas e não os mais difíceis de entrar. Assim, é mais indicado olhar a nota de corte do vestibular do ano anterior. É um dado que indica melhor a dificuldade de ingresso no curso.

http://oglobo.globo.com/online/plantao/189181135.asp

Diário de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader