Livro traz história da USP: imagens e depoimentos |
|
|
Publicado pela Agência USP de Notícias 21/11/2005 |
Nesta terça-feira (22), às 16 horas, no Salão de Atos do Reitor, no gabinete do reitor da USP, acontece o lançamento do livro USP 70 anos, imagens e depoimentos (USP CCS, 160 págs).
A obra, que não tem uma linguagem acadêmica, traz 70 depoimentos e fotografias, em preto e branco, que registraram a trajetória da Universidade desde sua fundação, em 1934. Há também relatos de pesquisadores, políticos, docentes, além de pessoas desconhecidas, que juntos construíram a história da maior universidade pública do Brasil.
Resultado de uma longa pesquisa em acervos iconográficos, a publicação tem introdução do professor de história da fotografia, Boris Kossoy, da Escola de Comunicaçõres e Artes. O livro resgata imagens inéditas da USP e mostra aspectos inusitados de seu cotidiano, na ciência, na política, no esporte ou na cultura.
O primeiro clone de uma vaca feita pela Faculdade de Veterinária, o antropólogo francês Lévi-Strauss, que integrou um dos primeiros quadros de docentes da universidade e Ayrton Senna treinando no Centro de Práticas Esportivas da USP são algumas das cenas que podem ser encontradas. Os conflitos políticos por que o Brasil passou na luta pela redemocratização também estão lá. Uma das fotografias mostra os tanques e a tropa de choque do exército contra uma manifestação de estudantes, em 1968, na Faculdade de Direito. Outra imagem traz a cerimônia de devolução da Kyiré (machadinha sagrada), que estava no Museu Paulista (do Ipiranga) da USP, aos índios Krahô, do Tocantins.
Os depoimentos que acompanham as fotos são curtos e variados. Os relatos trazem ex-reitores e docentes, além de Fernando Henrique Cardoso, contando sua visão sobre a universidade. Há também pesquisadores que relatam suas experiências na selva Amazônica e em viagens à Antártida. Pessoas anônimas também estão presentes, como os calouros fascinados e os pacientes, alguns vindos de outros países, gratos pelos serviços de saúde oferecidos.
O livro será distribuído gratuitamente e os interessados podem entrar em contato com o setor de marketing da Coordenadoria de Comunicação Social da USP. O Salão de Atos fica na Rua da Reitoria, 109, no térreo, na Cidade Universitária, em São Paulo
http://www.usp.br/agen/repgs/2005/pags/265.htm
Agência USP
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|